TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Revista da Fiocruz traça paralelo entre pandemias de HIV/Aids e covid-19

"Poli" faz um panorama histórico dos últimos 40 anos, em edição que também aborda a EJA e inserção de adolescentes no mercado de trabalho

Por Portal Eu, Rio! em 10/11/2021 às 21:34:14

Imagem: Divulgação/Governo do RS

Mudanças no tratamento, formas de encarar a doença, estigmas que permanecem e conhecimento científico que permitiu acelerar o desenvolvimento de vacinas para Covid-19: nos 40 anos da pandemia de Aids, a reportagem de capa da edição nº 80 da revista Poli fala do cotidiano de cuidados de quem convive com o HIV, a capacidade de controle da manifestação do vírus e traça paralelos com a pandemia atual.

A quebra de patentes e a ampliação de acesso a medicamentos ainda são situações pouco comuns no mundo. Em erros que se repetem no surgimento de epidemias e pandemias, a desigualdade na distribuição de vacinas também é assunto desta edição.

Outro cenário pouco animador vem da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A reportagem faz um panorama dessa modalidade de ensino no país e enfatiza o número elevado de adultos com mais de 25 anos que não concluíram o ensino básico no Brasil: 70 milhões em uma população de 212 milhões, com dados de 2019.

Em um histórico da legislação que regulamenta a presença de jovens de 14 a 18 anos no mercado de trabalho, outra matéria, sobre Aprendizagem Profissional, aborda a perda de direitos ao longo dos anos e os rumos da educação profissional.

Em 2021, também se completam 30 anos da criação do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS), atualmente incorporado pela Estratégia de Saúde da Família (ESF). Na seção 'Entrevista', a professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Helena David, relembra o momento de criação do programa, conquistas de uma categoria majoritariamente composta por mulheres, e discute desafios atuais.

A Revista Poli é uma publicação jornalística editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, unidade técnico-científica da Fiocruz. A edição de nº 80 pode ser consultada aqui.

Fonte: ESPJV/Fiocruz

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.