O Brasil confirmou sua participação na Copa do Mundo de 2022, na vitória de 1x0 sobre a Colômbia, nesta quinta-feira, na Neo Química Arena. A equipe brasileira teve dificuldades com a firme marcação adversária, mas dominou o jogo. No 50º triunfo da Era Tite, quem marcou o único gol foi Lucas Paquetá, após lindo passe de Neymar. Agora é fazer os últimos ajustes e comemorar a vaga.
Primeiro tempo acirrado e poucas chances de gol
O Brasil começou pressionando a saída de bola do adversário e criando jogadas ofensivas, mas sem conseguir dar um bom último passe. A primeira finalização foi da Colômbia, aos 6 minutos: Lerma tentou o cruzamento rasteiro e Barrios ficou com a sobra. O volante arriscou de longe e mandou por cima do gol. Aos 8 minutos, Danilo arriscou de longe, mas mandou por cima e passou longe.
Já que o Brasil estava jogando centralizado, a equipe colombiana congestionou o meio, dificultando a criação de jogadas e forçando a arriscarem bolas aéreas. Aos 19 minutos, Zapata recebeu bola na entrada da área, dominou e bateu forte. O chute passou perto do travessão de Alisson.
O Brasil encontrou dificuldade para furar o bloqueio adversário. Aos 23 minutos, Fred tocou para Gabriel Jesus, que bateu cruzado, mas a bola subiu muito. Aos 35 minutos, Raphinha cruzou rasteiro, a bola desviou e foi na trave, quase entrou. Logo depois, Cuadrado ajeitou para Luís Díaz, que chegou batendo de primeira e mandou pertinho da trave de Alisson. Os brasileiros continuaram cometendo erros nas jogadas coletivas. Aos 46 minutos, Neymar cruzou com perigo na área da colombiana, e Marquinhos subiu bem para cabecear no canto do gol de Ospina. A bola passou ao lado da trave.
Paquetá brilha e marca o gol da vitória
O Brasil voltou animado para a etapa final com a entrada de Vinícius Júnior, que começou partindo para cima. Aos 5 minutos, Paquetá achou Gabriel Jesus na área, ele girou e bateu para fora. Aos 12 minutos, Neymar sofreu uma falta na entrada da área. Bateu no cantinho direito, mas o goleiro se esticou para fazer a defesa. Seguiram tentando atacar, mas a marcação colombiana estava firme. Aos 23 minutos, Antony recebeu na direita e passou bem por Moreno para cruzar na área. Matheus Cunha subiu atrás da marcação, mas cabeceou por cima do gol.
De tanto finalizar mal ( 13 chutes, 8 para fora), finalmente o gol saiu. Aos 26 minutos, Marquinhos desarmou, achou Neymar na entrada da área e o camisa 10 tocou na frente, de primeira, de esquerda, para Paquetá. O meia chegou batendo para abrir o placar. Ospina até tocou na bola, mas ela morreu dentro do gol. A Colômbia não desistiu. Aos 33 minutos, James Rodríguez cobrou o escanteio mais aberto, e Borja subiu bem para cabecear pela linha de fundo, perto da trave. Os brasileiros finalizaram, mais duas vezes , mas sem ameaçar o adversário.
FICHA TÉCNICA
BRASIL 1 X 0 COLÔMBIA
Local: Neo Química Arena - SP
Gol: Paquetá (BRA 26/ 2 T)
Cartão Amarelo: Mojica(22’/1T), Barrios (28/1T), Fred (33’/1T), Cuadrado (42’/1T), Neymar (28’/2T), Casemiro (38’/2T), Vinícius Júnior (46’/2T)
Árbitro: Roberto Tobar (CHI)
Assistentes: Christian Schiemann (CHI) e Claudio Rios (CHI)
BRASIL:Alisson; Danilo, Marquinhos, Thiago Silva, Alex Sandro; Casemiro, Fred (Vinícius Júnior 00’/2T), Lucas Paquetá (Fabinho 40’/2T); Raphinha (Anthony 18’/2T), Neymar e Gabriel Jesus (Matheus Cunha 18’/2T). Técnico: Tite
COLÔMBIA:Ospina; Daniel Muñoz (James Rodrígues 32’/2T), Davinson Sánchez, Tesillo, Mojica (Cuellár 9’/2T); Wilmar Barrios (Muriel 32’/2T), Lerma; Yairo Moreno, Cuadrado, Luis Díaz (Roger Martinez 20’/2T) ; Zapata (Borja 20’/2T)Técnico: Reinaldo Rueda