A prefeitura carioca abre neste domingo (14) inscrições para quem deseja participar do tour turístico no ônibus elétrico pelo bairro de Madureira. A ação faz parte do projeto “Verão verde”, das Secretarias de Cultura e de Transportes, com o apoio da Riotur e da subprefeitura da Zona Norte
O tour gratuito volta a ser realizado todo sábado e domingo, até janeiro, sempre nos seguintes horários: 10h, 11h30, 14h, 15h30 e 17h.
O passeio começa e termina na Arena Fernando Torres (Parque Madureira), onde haverá feirinha das 9h às 18h. Para garantir seu assento, basta acessar o Sympla: bit.ly/buscultura. São 40 lugares sentados.
O Rio é a primeira cidade no Brasil a ter um ônibus elétrico em plena atividade cultural. O “Verão verde” levará cariocas e turistas pelos principais pontos turísticos de Madureira, um dos bairros mais culturais da Zona Norte, com perfil de inovação e economia criativa. O passeio será feito de forma ecologicamente correta, em um veículo sem emissão de ruídos e de gases poluentes.
O tour tem 10km, com duração de aproximadamente 60 minutos, passando por: Palácio 450; Portelinha/Feira das Yabás; Portela; CUFA/Viaduto Prefeito Negrão de Lima; Mercadão de Madureira; Estádio Aniceto Moscoso/Madureira Esporte Clube e Império Serrano.
O projeto faz parte do programa “Zonas de Cultura”, iniciativa da Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, para alavancar a criatividade em várias regiões da cidade e que vai injetar R$ 1,5 milhão em ações culturais somente em Madureira.
A bateria do ônibus pode ser carregada entre quatro e cinco horas para uma autonomia de 250km. A Enel X Brasil foi escolhida após convocação pública e vai cuidar da operação, manutenção e o custo e instalação de infraestrutura de recarga, além da seleção e do treinamento dos condutores.
A empresa é líder global nos setores de soluções de energia avançada e de mobilidade elétrica, com cerca de 175 mil pontos de carregamento públicos e privados de veículos elétricos em todo o mundo.
Berço do samba, Madureira abriga duas das principais agremiações carnavalescas do Rio: Portela e o Império Serrano, além da Casa do Jongo da Serrinha. Não à toa, foi o primeiro bairro cultural carioca a receber o programa “Zonas de Cultura”, que tem o objetivo de investir recursos diretamente no bairro para desenvolver a cultura e a economia criativa naquela região e ao mesmo tempo ter impacto no território, recomeçando assim o renascimento da cidade.
O tour será conduzido pela equipe da Guiadas Urbanas, a primeira agência de turismo receptivo com atuação exclusiva no subúrbio carioca e em favelas. A população será recebida por técnicos e guias de turismo certificados pelo Ministério do Turismo.
Desde 2013, a agência desenvolve um turismo cultural suburbano com foco nos atributos locais e afetivos. Madureira está no portfólio do grupo, assim como Penha, Marechal Hermes, Meier, Cascadura, Iraja, Sa?o Cristova?o/Benfica e Morro do Salgueiro.