Após muita luta, o Botafogo volta à elite do futebol brasileiro. O Alvinegro venceu o Operário de virada, por 2 a 1, nesta segunda-feira (15), no Nilton Santos, com gols de Pedro Castro e Rafael Navarro, pela 36ª rodada da Série B, e já está garantido matematicamente na primeira divisão.
O começo da partida foi bem nervoso e com poucas oportunidades, mas o final do 2º tempo mostrou o resumo da temporada do Alvinegro. Agora, só falta a disputa pelo título.
O time de General Severiano começou melhor na partida, com mais posse de bola. Aos 4 minutos, Marco Antônio recebeu lançamento pela direita, cortou para o meio e chutou rasteiro, sem perigo para Thiago Braga. Aos 11, o Operário chegou pela primeira vez após boa jogada pela esquerda, mas Thomaz chutou para fora. Aos 19 minutos, Diego Gonçalves bateu de muito longe, por cima do gol do Fantasma.
Os visitantes tentaram novamente, mas mandaram para fora mais uma vez. Pouco depois, Fabiano finalizou para Diego Loureiro defender. Aos 26, Daniel Borges cobrou falta direta, mas acabou mandando para fora com perigo. Conforme o tempo foi passando, a ansiedade do jogo foi aumentando. Aos 37, a zaga não conseguiu afastar bem, Navarro ajeitou de cabeça para Luís Oyama que dominou dentro da área, sozinho, mas acabou isolando.
Na etapa final, o time paranaense pressionou mais. Aos 2 minutos, Thomaz pegou a bola pela esquerda e bateu colocado para Diego Loureiro fazer grande defesa. Aos 7, em um belo contra-ataque, Paulo Sérgio recebeu na entrada da área, bateu forte, mas foi para fora. Aos 15, mais um ataque do Fantasma, a bola sobrou para Pimpão finalizar de bicicleta, mas Diego Loureiro evitou jogando para escanteio. Na cobrança, após um bate e rebate dentro da área, a bola sobrou para Fabiano estufar a rede e abrir o marcador.
O Botafogo tentou responder, aos 23 minutos, Warley recebeu pela direita e cruzou rasteiro para Diego Gonçalves mandar em cima de Thiago Braga. Mas aos 28 minutos, Chay pegou a bola, cruzou na área, Pedro Castro adiantou a marcação e cabeceou firme no cantinho para deixar tudo empatado.
Aos 36 minutos, Matheus Frizzo apareceu pela direita e tocou rasteiro para Rafael Navarro empurrar para o gol e virar o placar. Aos 43, após erro da saída do Operário, Rafael Navarro deixou Matheus Frizzo de cara para o gol, mas o meia chutou para fora.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 2 x 1 OPERÁRIO-PR
Local: Estádio: Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Gols: Fabiano, 16/2T (0-1), Pedro Castro, 28/2T (1-1) e Rafael Navarro, 36/2T (2-1)
Árbitro: Dewson Fernando Freitas da Silva (PA)
Assistentes: Helcio Araujo Neves (PA) e Luis Diego Nascimento Lopes (PA)
VAR: Emerson de Almeida Ferreira (MG)
Cartões amarelos: Leandro Vilela, Fábio Alemão (OPE)
BOTAFOGO: Diego Loureiro; Daniel Borges (Ronald, 35/2T), Joel Carli, Kanu e Hugo (Carlinhos, 18/2T); Luís Oyama, Pedro Castro (Barreto, 35/2T), Marco Antônio (Warley, 18/2T), Chay (Frizzo, 29/2T) e Diego Gonçalves; Rafael Navarro. Técnico: Enderson Moreira
OPERÁRIO: Thiago Braga; Lucas Mendes, Fábio Alemão, Reniê e Fabiano; Guedes (Felipe Santos, 26/2T), Leandro Vilela (Rodrigo Pimpão, intervalo) e Marcelo (Rafael Chorão, 40/1T); Felipe Garcia (Odivan, 25/2T), Thomaz e Paulo Sérgio (Schumacher, 35/2T). Técnico: Ricardo Catalá