Niterói completa 448 anos hoje, segunda-feira (22). O município vai comemorar a data com eventos que vão ficar na história da cidade. O aniversário terá inauguração de estátuas em homenagem ao ator Paulo Gustavo, lançamento de livro sobre o Campo de São Bento e inauguração de iluminações natalinas. A programação começou cedo com a tradicional missa na igreja São Lourenço dos Índios, que foi celebrada pelo Arcebispo Emérito da cidade, Dom Frei Alano Maria Pena. O aniversário de Niterói tem ainda uma agenda cultural repleta de atividades e shows variados.
O prefeito de Niterói, Axel Grael, destaca a importância de Niterói celebrar os seus 448 anos. “O niteroiense merece ser presenteado. Nesses momentos difíceis que passamos, a população sempre atendeu ao chamado da Prefeitura, obedecendo e cumprindo as medidas sanitárias. Foi uma grande parceria entre o poder público e os moradores. Não pudemos fazer o último aniversário, mas agora estaremos com programações dentro do nosso Plano do Novo Normal. Homenagear o Paulo Gustavo e o Campo de São Bento são presentes que devem se perpetuar na memória do niteroiense, remete a lembranças agradáveis que todos queremos ter e não queremos esquecer. Iluminar a cidade nesta data é um sinônimo de esperança, como o tema natalino deste ano “, observa o prefeito Axel Grael.
Na ocasião do lançamento do livro estará presente a mãe do ator Paulo Gustavo, Dea Lúcia Amaral, a quem a publicação é dedicada. A obra foi dividida em quatro seções. Intitulada ‘O Campo, a cidade e a vida – notas sobre o Campo de São Bento’, a primeira traz um texto da historiadora Andréa Telo da Corte que situa o parque na história da formação de Niterói, permeado por imagens antigas da cidade. A segunda, ilustrada com um infográfico do responsável pelo projeto gráfico do livro, André Barroso, e por um belíssimo ensaio fotográfico de Paulinho Muniz e Leo Zulluh, “Você está aqui” oferece ao leitor informações completas sobre a geografia do Campo de São Bento.
Assinada pelo jornalista e historiador Carlos Eduardo Lima, a terceira seção se chama ‘O Campo de São Bento como guardião da identidade de Niterói’ e remonta à história contemporânea dessa bela área verde da cidade. O melhor dessa parte – considerada o pulmão do livro – são as fotos e depoimentos enviados por niteroienses e forasteiros apaixonados.
Já à noite, um milhão de microlâmpadas vão enfeitar a cidade em vias como a Marquês do Paraná e a Alameda São Boaventura; e em espaços públicos como o Campo de São Bento e o Horto de Itaipu. A Praça Enéas de Castro e o Horto do Fonseca também vão receber decoração e contar com árvores de Natal. Tudo estará aceso a partir das 19 horas encerrando as comemorações pelos 448 anos de Niterói.