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Mostra de cinema reúne obras fantásticas na Caixa Cultural Rio de Janeiro

Mostra Poéticas do Fantástico reunirá 14 longas de várias épocas, além de debates

Por Cristina Ramos em 12/10/2018 às 11:17:46

A CAIXA Cultural Rio de Janeiro recebe a mostra Poéticas do Fantástico, que exibirá 14 longas-metragens até o dia 21 de outubro. O projeto inédito reúne uma série de filmes que foram inspirados em obras clássicas da literatura fantástica, como o conto A queda da casa de Usher, de Edgard Allan Poe, e o célebre O processo, de Franz Kafka.

 

 

Além das 14 obras a serem exibidas ao longo das duas semanas, a mostra oferece ao público uma série de atividades de formação: sessões comentadas por críticos de cinema, mesa-redonda, conferência e oficina literária. Na mesa-redonda “O sobrenatural: do literário ao cinematográfico”, o escritor Braulio Tavares e a cineasta Juliana Rojas vão discutir sobre as possibilidades de criação do fantástico na literatura e no cinema. Braulio também vai falar com o público na conferência “Literatura fantástica brasileira”, onde fará um panorama histórico sobre as expressões literárias desse gênero no Brasil.

Primando pela diversidade de épocas, nacionalidades e estéticas, a mostra busca ampliar os próprios limites do gênero e evidenciar as suas múltiplas possibilidades de reinvenção na história. A curadoria é do jornalista, professor e pesquisador Nuno Manna, que vem investigando o universo do fantástico desde seu mestrado.

“Histórias fantásticas, de modo geral, são aquelas que narram nosso mundo ordinário invadido pelo sobrenatural ou pelo absurdo”, explica o curador. “E a modernidade é rica de histórias como essas. Elas são evidências de tensões, medos e paradoxos que ultrapassam nossos imperativos de ordem, razão e progresso.

O público também vai  poder conferir  sessões dos seguintes filmes: A maldição do demônio, (Itália, 1960); A queda da casa de Usher (França, 1928); Guerra dos mundos (EUA, 1953); Nos domínios do terror (EUA, 1963); O médico e o monstro (EUA, 1931); O processo (França/Itália/Alemanha, 1992); Os inocentes (Inglaterra, 1961); Solaris (URSS, 1972); Desafio do além (EUA/Inglaterra, 1963); Dona flor e seus dois maridos (Brasil, 1976); e Drácula – o vampiro da noite (Inglaterra, 1958).

Entre as produções, algumas se destacam pela raridade de exibição e pela contribuição que trazem para o cinema. O Estudante de Praga (Alemanha, 1913) é o longa mais antigo da mostra: trata-se de um filme pioneiro nas experiências com a expressão sobrenatural no cinema. Outro destaque é o polonês O manuscrito de saragoça (1965), filme raro nos circuitos nacionais de exibição e adaptado de uma obra fundadora da literatura fantástica europeia.

O longa Mentiras Piedosas (Argentina, 2008) também se destaca como o filme mais recente da mostra e o que mais foge das formas de representação tradicionais do sobrenatural, algo que ele realiza ao se inspirar em uma série de contos de Julio Cortázar, um dos maiores nomes da dita literatura neofantástica

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