TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Parque Madureira sofre com abandono do Poder Público

Situação revolta frequentadores, principalmente dos bairros de Madureira, Rocha Miranda e Guadalupe

Por Anderson Madeira em 25/11/2021 às 23:07:59

Fotos da matéria: Jorge Hely/Agência Eu, Rio

Inagurado em 23 de junho de 2012 e ampliado em 2015, ocupando uma área de mais de 3,15 km de extensão, o Parque Madureira surgiu como uma opção de lazer para os moradores da Zona Norte do Rio de Janeiro. Situado entre os bairros de Madureira, Rocha Miranda e Guadalupe, tem quadras de esportes, pistas de skate, academias de ginástica, duchas, brinquedos, palco para shows, entre outros atrativos. Porém, o quadro atual é de abandono, com várias instalações quebradas e caindo aos pedaços, brinquedos e aparelhos em mau estado de conservação e uma parte da grade, que separa de um terreno baldio, foi ao chão.


A situação revolta os frequentadores. "O Parque Madureira está se acabando. Quem curtiu curtiu, a prefeitura deixou pra lá faz muito tempo, um lugar que deveria ser ponto turístico está largado as traças. Só funciona perto de Madureira, quanto mais vai se afastando de lá mais vai se denegrindo”, lamenta o empreendedor Vítor Callafange. “Vou todos os dias caminhar, otimo lugar, a prefeitura deveria cuidar melhor”, cobra a dona de casa Ana Lima Fernandes. “É uma lástima, porque os vândalos quebram, roubam e destroem tudo. Nao adianta consertar porque no outro dia já está tudo detonado novamente”, reclama a também dona de casa Marina Moura.


A reportagem encontrou ainda um banheiro totalmente destruído, peixes mortos em um lago, sujeira em um chafariz, bueiros sem tampa e brinquedos sem manutenção. O abandono é maior no trecho localizado em Rocha Miranda. Em agosto, esses problemas já haviam sido detectados pelos frequentadores e a prefeitura havia prometido fazer os devidos reparos. Mas, não foi o que se viu essa semana.


Procurada, a prefeitura informou que a gestão do parque é da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMAC) e a manutenção fica a cargo da Secretaria de Conservação (Seconserva). Os trabalhos de recuperação em toda área e equipamentos foram intensificados este mês e abrangem desde a manutenção geral do espaço, salas até a reposição de materiais, recomposição e nivelamento dos passeios (calçadas), conserto elétrico e hidráulico de maquinário, reparo nos brinquedos e demais equipamentos. Já foi feita uma vistoria na área de lazer e todos os brinquedos estão recebendo os devidos reparos.


Recentemente, a Seconserva colocou para funcionar novamente os brinquedos aquáticos. A Fonte Interativa D’água e a Cascata estão sendo consertadas, além da terceira pérgula da Cascata e a Cascatinha, cuja previsão de término dos serviços é para o mês de dezembro.


A Secretaria Municipal de Conservação informou que já está levantando todas as necessidades do Parque Madureira. Os gestores receberam a área de lazer com muitos problemas, como vários furtos de materiais e muito vandalismo, além de manutenção bastante precária. Acrescentou que, desde janeiro de 2021, a equipe da Conservação já executou várias ações como reparo dos pisos, remoção de pichações com pintura das paredes, troca de luminárias danificadas, replantio de mudas, entre outros serviços.


A equipe também percorreu todo o Parque e já fez a reposição das grelhas dos bueiros e dos tampões redondos que haviam sido furtados. Quanto à luminária de chão, tanto a lâmpada quanto o vidro quebrado serão recolocados. Com relação aos banheiros, todos os 16 foram vistoriados e a manutenção predial já está sendo realizada com a reposição de bicas, vasos e tampas de assentos sanitários, além do conserto do teto e a troca de portas quebradas. Dois banheiros ainda estão interditados devido ao furto dos mictórios, luminárias, vasos sanitários e bicas. Todo o material já está sendo comprado e será reinstalado. Já consta na programação os reparos elétrico e hidráulico dos chafarizes, assim como a limpeza manual e mecânica dos lagos.


Sobre as grades, a secretaria disse que já está sendo feito o levantamento de toda a extensão dos trechos das grades danificadas para que sejam recolocadas. E esclareceu, ainda, que o terreno que faz limite com o parque pertence à Light. A Seconserva ressaltou que o Parque Madureira é alvo constante de ações de furto e vandalismo e pede a colaboração da população para preservar o local.


Os aparelhos de ginástica são de responsabilidade da Secretaria Municipal do Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida. Também procurada, esta revelou que já foi feito o levantamento das condições de uso e necessidade de manutenção das Academias da Terceira Idade do município. A ATI localizada no Parque Madureira é uma das 402 registradas na secretaria. O serviço de manutenção dos aparelhos já foi iniciado. A previsão é que cerca de 50 Academias da Terceira Idade sejam reformadas ainda este ano.


O parque fica na Rua Soares Caldeira, 115, em Madureira, e funciona de terça a domingo, das 6h às 22h.

POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.