Um dos eventos mais aguardados e que faz parte do Calendário Oficial da Cidade do Rio de Janeiro, o Trem do Samba, vai acontecer no próximo sábado (4/12), a partir das 18h, em três palcos e 15 rodas de sambas espalhadas por Oswaldo Cruz, na zona norte do Rio.
O tradicional Trem do Samba, que sairá da Central do Brasil às 18:04h, mesmo horário em que Paulo da Portela seguia para Oswaldo Cruz há mais de 80 anos com seus companheiros de samba, contará com as Velhas-Guardas das Escolas de Samba, corte do carnaval, convidados e a imprensa que vai cobrir o evento. E, para celebrar esse momento tão importante para a cultura popular, o cantor, compositor, idealizador e responsável pelo Trem do Samba, Marquinhos de Oswaldo Cruz, tem uma novidade que mostra que a festa é democrática, feita com muito amor e carinho para o povo.
"Estamos muitos felizes por poder reencontrar o nosso povo. Sentimos muita a falta daquele calor humano, das vozes, dos coros, das alegrias, dos abraços, das emoções, das lágrimas de alegria e felicidade. Tivemos um período muito difícil nesses quase dois anos de pandemia, com muitas tristezas e perdas que sentimos até hoje. Esse será o Trem do Recomeço, de uma nova era, da celebração da vida", diz Marquinhos de Oswaldo Cruz.
De acordo com esse contexto democrático, será feito um sorteio, no dia 2 de dezembro, a partir das 20h, para que cinco pessoas com três convidados cada possam embarcar no Trem do Samba. O resultado será publicado nas redes sociais do Trem do Samba Oficial.
De acordo com a SuperVia, que vai oferecer o Trem do Samba em 2021 com o apoio de patrocinadores, o público que desejar seguir para o local do evento em Oswaldo Cruz poderá embarcar nos trens da grade regular de sábado. O valor da tarifa é de R$ 5,00.
No final do evento, haverá uma grande confraternização com todas as rodas de samba na casa de Vera Caju, viúva de Luiz Carlos da Vila, na Rua José Carvalho Salgado, em frente à Escola Mozart Lago.
"Em atendimento ao Decreto Municipal n° 49.335, do dia 26 de agosto de 2021, para acesso ao Trem do Samba 2021, é obrigatória a apresentação do comprovante de vacinação contra a Covid-19 através do certificado digital disponível na plataforma do Sistema Único de Saúde – Conecte SUS. A exigência do comprovante será feita no embarque na Central do Brasil".
Segue a programação do Trem do Samba 2021:
As Matriarcas
Lazir
Pipa Brasey
VG Salgueiro
VG Vila Isabel
VG Império Serrano
Marquinhos de Oswaldo Cruz
VG Mangueira
Tia Surica
VG Portela
Moacyr Luz e Samba do Trabalhador
Banda Criolice
Marina Iris
Ernesto Pires
Marquinhos de Oswaldo Cruz
Osmar do Breque
Bia Aparecida
Dorina
Mauro Diniz
Didu Nogueira e Jorge Simas
Debinha Ramos
Noca da Portela
Zé Luiz do Império
Dudu Nobre
Marquinhos de Oswaldo Cruz
Banda Marcelinho Moreira
Tania Machado
Roberto Serrão
Chico Alves
Juninho Timbáu
Marquinhos Satã
Aldo Ribeiro
Gabrielzinho
Nina Rosa
Marquinho Diniz
Serviço:
Trem do Samba - Homenagem ao Dia Nacional do Samba
Data: 4/12 (sábado)
Horário: 18h
Local: bairro de Oswaldo Cruz
Shows de Marquinhos de Oswaldo Cruz, Samba do Trabalhador, Dudu Nobre, Leci Brandão, Tia Surica da Portela, Dorina, Marquinhos Diniz, Mauro Diniz
Endereço dos palcos: Praça Paulo da Portela na Estrada do Portela, Rua Átila da Silveira e Rua João Vicente.
Classificação: Livre