TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Petrópolis promove Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Público terá acesso ao Santos Dumont, o maior supercomputador da América Latina.

Por Marisa Gonçalves Dias em 15/10/2018 às 15:31:00

A estrutura do prédio do Laboratório Nacional de Computação Científica tem o formato do chapéu de Santos Dumont. Foto: Divulgação

De 16 a 18 de outubro, o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), em Petrópolis, participará da 15ª Edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Com o tema "Ciência para a Redução das Desigualdades", o LNCC, juntamente com colaboradores e parceiros, oferecerá gratuitamente uma extensa programação. Entre as atividades, o público contará com palestras, oficinas, música, dança, exposições, planetário inflável, workshop, teatro, contação de historias e visitas guiadas (Busão da Ciência).


Em sua sede na região serrana do Rio, o LNCC, ainda disponibilizará aos visitantes um bate-papo com pesquisadores do laboratório e também poderão participar da oficina do Sistema de Acompanhamento Holístico de Atletas (SAHA), desenvolvido pelo Laboratório Extreme Data Lab(DEXL/LNCC). O sistema SAHA foi desenvolvido para acompanhar atletas de alto rendimento e permite registrar e analisar as trajetórias metafóricas dos atletas de diferentes elementos, tais como batimento cardíaco, glicose, lactose e a variação do estado psicológico do atleta.

Na oficina, o público poderá realizar teste de frequência cardíaca e comparar o seu rendimento com um atleta profissional. Atualmente, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) utiliza o sistema SAHA nos atletas para realizar avaliações.

No evento, o público irá conhecer o Sistema de Massagem Cardíaca. Um sistema de treinamento para Ressuscitação Cardiopulmonar - procedimento realizado em manequins físicos que imitam o comportamento humano - foi desenvolvido pelo Laboratório Ambientes Colaborativos e Multimídia Aplicada (ACiMA/LNCC). O software, criado pelo LNCC, mede automaticamente, em tempo real, três parâmetros importantes para esse procedimento de reanimação (pressão exercida, frequência e ângulo de realização da massagem cardíaca).

O LNCC oferece ainda visitas agendadas ao Supercomputador Santos Dumont, com capacidade de mais de 1quatrilhão de operações matemáticas por segundo, utilizado em mais de uma centena de projetos científicos e tecnológicos de diferentes áreas desenvolvidos por pesquisadores em todo o país.

Além de realizar o evento em sua sede, o LNCC participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no campus do Observatório Nacional (ON)/Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), na cidade do Rio de Janeiro, oferecendo palestra no dia 17 de outubro, às 10h, com a pesquisadora e vice-coordenadora da Pós-Graduação do LNCC, Sandra Malta, sobre "A Pós-Graduação em Modelagem Computacional do LNCC".

No dia 19 de outubro, de 9h à 12h, a equipe do Laboratório de Bioinformática (Labinfo/LNCC) realiza "Demonstração de "Extração do DNA do Morango" e, às 14h, a pesquisadora Carla Osthoff ministra palestra sobre "O Supercomputador Santos Dumont e os desafios da pesquisa em Computação Científica no Brasil".

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) foi estabelecida pelo Decreto de 9 de Junho de 2004. Realizada nacionalmente no mês de outubro sob a coordenação Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC), a SNCT esse ano trará o tema "Ciência para Redução das Desigualdades" que está relacionado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) estipulados pelas Nações Unidas, especificamente o de número 10 - Redução das Desigualdades.

O Super Santos Dumont

Em 2015 foi instalado no LNCC o maior supercomputador da América Latina, o "Santos Dumont", custando R$ 60 milhões ao Ministério da Ciência e Tecnologia, colocando o município de Petrópolis no mapa mundial da computação científica.  Com capacidade de processamento de 1,1 petaflops, ele trabalha com projetos que exigem grande poder computacional, incluindo pesquisas sobre o vírus zika, mal de Alzheimer e camada pré-sal.

Projetado na França pela empresa Atos Bull, o Santos Dumont contou com recurso do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico. Além do nome, homenageando o pai da aviação que residiu na cidade serrana, a estrutura do prédio tem o formato do chapéu panamá do aviador.

O supercomputador possibilita grandes avanços em pesquisas em diversas áreas, como energia, engenharia, química, meio ambiente, meteorologia, banco e mineração de dados, ciências biológicas e, principalmente, a nanotecnologia. Único no Brasil, ele é cerca de 1 milhão de vezes mais rápido que um notebook comum. O laboratório tem a finalidade de realizar pesquisas na área da computação científica com linhas de pesquisas em áreas interdisciplinares como biossistemas, bioinformática, biologia computacional, atmosfera e oceanos, meio ambiente e ciência multiescala.

O supercomputador é capaz de realizar 1 quatrilhão de contas de alta complexidade por segundo. Atualmente, ele processa dados de cerca de 100 pesquisas nas áreas de saúde, física e meteorologia. Uma elas, conduzida pela Fiocruz de Pernambuco, é sobre o desenvolvimento de uma vacina contra a zika.

Veja a programação completa no site do LNCC:
www.lncc.br/eventoseminario/eventoconsultar.com




POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.