TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Médica da PM do Rio alerta sobre aglomerações no fim de ano em meio à epidemia de gripe

Cardiologista e capitã da corporação, Adriana Kutwak também defende que se repense o carnaval de 2022

Por Portal Eu, Rio! em 09/12/2021 às 13:17:58

Imunizante contra a gripe usado nas vacinas. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O que era um surto virou, literalmente, uma epidemia. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, nas últimas três semanas, mais de 21 mil pessoas foram diagnosticadas com o vírus da doença, a infuenza. E isso acontece em meio às discussões sobre a realização das festas de fim de ano e até do carnaval. Médica cardiologista e capitã da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, Adriana Kutwak afirma que o cancelamento dos shows foi uma decisão acertada.

Para a capitã médica da PMERJ, Adriana afirma que não há sentido em fazer uma festa com as UPAs do Rio estarem superlotadas por conta da gripe. Além disso, ela pontua que o surgimento da nova variante do coronavírus, a ômicron, dentro de uma epidemia de influenza. Para a cardiologista, a palavra de ordem do momento é precaução.

“Já foi noticiado que depois de oito meses, Rondônia volta a registrar filas por leito para tratamento da Covid”, explica a médica para defender sua ideia.

Cardiologista e capitã da PM, Adriana Kutwak defende cancelamento do carnaval por causa da epidemia de gripe no Rio e o surgimento da variante ômicron. Foto: Bryan Braga.

Boletim da Fiocruz alerta sobre aumento da Gripe A no Rio

E a preocupação da doutora Adriana encontra amparo científico. Isso porque o novo Boletim InfoGripe da Fiocruz divulgado nesta quinta-feira (9) destaca que no estado do Rio de Janeiro já se observa a presença do vírus influenza A, tanto em crianças quanto na população adulta, entre os casos de Síndrome Respiratório Aguda Grave (SRAG) referentes às semanas 47 e 48.

A análise alerta os demais grandes centros urbanos e turísticos para o risco de importação de casos de influenza – especialmente em locais cujas medidas não farmacológicas para a mitigação da transmissão da Covid-19 estejam com baixa adesão. Referente à Semana Epidemiológica 48, o período de 28 de novembro a 4 de dezembro, a investigação tem como base os dados inseridos no SivepGripe até 6 de dezembro.

Médica defende cancelamento do carnaval

Com o surto de gripe confirmado pela Fiocruz, além da preocupação sobre a variante ômicron, Adriana é categórica em defender o cancelamento do carnaval do ano que vem:

“Nós, profissionais de saúde, enfrentamos batalhas árduas ao lado dos nossos pacientes durante todo o período da pandemia. Choramos com as famílias pelas perdas, celebramos ao lado delas cada recuperação. A crise que pôs o planeta em suspenso deixou marcas profundas na humanidade, mas principalmente dentro do ambiente hospitalar. A impotência frente a fila que se formava e crescia por leitos de UTI, foi avassaladora para nós. Todos queremos voltar à vida normal, mas se não agirmos de forma responsável, poderemos encarar uma nova onda e perder mais vidas é inaceitável!”, enfatiza.

Laboratório realiza doações para vacinação gratuita em bairro da Zona Oeste

Com o aumento preocupante dos números da gripe na cidade do Rio, o laboratório Labi Exames fará uma campanha de vacinação gratuita no bairro de Campo Grande, na Zona Oeste. A primeira ação aconteceu no dia 4 de dezembro, mas quem não aproveitou pode receber as doses neste sábado (11) ou até na próxima semana (18). O horário é o mesmo em todos os dias da ação, das 8 às 12 horas.

Para receber a vacina gratuitamente, basta comparecer a uma dessas duas unidades portando documento de identidade. Será válido apenas 1 dose por CPF e a aplicação está sujeita à disponibilidade de estoque diário. O Labi Exames fica no Edifício Plaza Office, localizado na Avenida Cesário de Melo, 3600 - Loja K - em Campo Grande, no Rio.

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.