Policiais Militares da 5ª Unidade de Polícia Pacificadora – UPP/Macacos – da Coordenadoria de Polícia Pacificadora – CPP – com ajuda do Disque Denúncia (2253-1177), prenderam na noite deste domingo (12/12), por volta das 20:40h, o criminoso foragido da Justiça, Jônatas Cezario, o Jota ou JT, de 30 anos. Jota, que gerencia pontos de drogas no Morro do São Carlos, no Estácio, é também um dos braços direito do traficante Leonardo Miranda da Silvam o Léo Empada, de 36 anos, chefe do tráfico no São Carlos.
Após receberem as informações de sua localização, policiais do Núcleo de Inteligência da UPP/Macacos, em troca de dados com a Inteligência da UPP/Andaraí, montaram um cerco na região por ordem do CMT da Unidade. Sendo assim, policiais do Grupamento Tático de Polícia de Proximidade (GTPP), Supervisão e os policiais da UPP conseguiram localizar e prender o foragido da Justiça, em uma festa em Vila Isabel. Macacos e São Carlos são favelas controladas pela facção Terceiro Comando Puro (TCP).
Jota é envolvido em um crime de Homicídio, quando no dia 04 de maio de 2014, durante a madrugada, num terreno baldio situado na Rua Itapiru, no Catumbi, ele e outros criminosos mataram J.R.S.R. A vítima estava no interior de um baile funk, quando foi sequestrada pelos criminosos que efetuaram contra ela diversos disparos de arma de fogo. O crime foi cometido por motivo torpe, já que a razão foi o fato de os denunciados acreditarem que a vítima era informante da polícia.
Contra ele havia três mandados de prisão, expedidos pelas seguintes Varas Criminais: 2ª VC, pelo crime de Homicídio Qualificado (Art. 121, § 2º - CP), I e IV N/F Concurso de Pessoas (Arts. 29 a 31 - Cp), e outros dois 0063500-81.2013.8.19.0001, expedido pela Vara de Execuções Penais – VEP – por Tráfico de Drogas. Ele ainda possui cinco Anotações Criminais pelos crimes de: Roubo Majorado, Homicídio Qualificado, Tráfico de Drogas e Roubo.
A ocorrência foi conduzida a 20ª DP – Vila Isabel - onde foram tomadas todas as medidas cabíveis e cumpridos os mandados de prisão. O preso será transferido para uma unidade prisional, onde ficará à disposição da Justiça. A ação não resultou em qualquer efeito colateral, não havendo a vitimização de civis inocentes ou agentes do Estado.
O Disque Denúncia recebe informações sobre a localização foragidos da Justiça. nos seguintes canais de atendimento:
Zap do Portal dos Procurados: (21) 98849-6099
(21) 2253 1177 ou 0300-253-1177
APP "Disque Denúncia RJ"
Facebook/(inbox): https://www.facebook.com/procuradosrj/,
https://twitter.com/PProcurados (mensagens).