TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Reaberto em maio, museu no Rio oferece visita teatralizada e ações educativas

Gratuita e em modelo híbrido, experiência permite viagem no tempo, por episódios que incluem da fundação aos dias atuais da cidade, em espaço municipal que ficou fechado por dez anos

Por Portal Eu, Rio! em 16/12/2021 às 16:58:53

Fachada do Museu Histórico da Cidade, pelo traço do ilustrador Loredano. Imagens: Cássio Loredano/Divulgação

Desde quarta-feira (8/12), no Canal do YouTube do Museu Histórico da Cidade, o público pode assistir à série de vídeos “Um dia no museu - Visita Teatralizada ao Museu Histórico da Cidade”. Em uma máquina do tempo, casal trajando roupas dos anos 1920 visita o Museu dos dias de hoje, em 2021. Um novo episódio irá ao ar semanalmente, toda quarta-feira, até 29 de dezembro de 2021.

Em quatro vídeos, a série é conduzida por atores cantores e conta a história da cidade do Rio de Janeiro através do prédio e da exposição do Museu Histórico da Cidade. O passeio começa pela arquitetura e história do Palacete que abriga a instituição, passando por sua criação e formação do acervo, a fundação da cidade do Rio, até a inauguração da Avenida Central, em 1905.

A ideia da série começou em outros projetos da roteirista Daniela Chindler. Daniela foi convidada em 1997 para realizar a visita teatralizada do Petit Trianon, para o centenário da Academia Brasileira de Letras. Tamanho foi o sucesso do projeto, que a visita ficou em cartaz por quase 15 anos, até 2011. De lá para cá, ela criou outras visitas aos prédios do CCBB nas quatro capitais (RJ, SP, BH e DF) e ao Grande Templo Israelita no Rio de Janeiro.

Os vídeos são uma realização da Sapoti Projetos Culturais, produtora carioca voltada para conteúdo da educação não formal, em parceria com o Museu Histórico da Cidade. O projeto conta com patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. A ação é parte da retomada gradual das atividades nos equipamentos de Cultura do Rio e do recente debate sobre digitalização dos museus na pandemia.


O MUSEU

Que memórias guardam as paredes de uma casa? O Museu Histórico da Cidade, localizado em um Palacete em estilo eclético do início do século XIX, que pertenceu ao abolicionista Marquês de São Vicente e depois ao empresário Guilherme Guinle, conta a história da cidade do Rio de Janeiro. guarda um acervo importante, com cerca de 24 mil peças, como fotografias de Augusto Malta e Marc Ferrez, aquarelas de Thomas Ender e gravuras e litografias de Debret e Rugendas.

Após dez anos fechado para visitação, o Museu Histórico da Cidade reabriu suas portas ao público no dia 18 de março de 2021. Para a ocasião, o Palacete passou por uma reforma no interior e restauração da fachada. Também foi produzida uma nova exposição, com mais de 400 peças, que conta a história do Rio de Janeiro, desde a sua fundação até a contemporaneidade. Com entrada franca e seguindo protocolos de segurança contra Covid-19, o Museu está aberto de quinta a domingo, das 9h às 16h.

DIGITALIZAÇÃO DOS MUSEUS

Relatório do ICOM - Conselho Internacional de Museus - identificou que em abril de 2020, 94,7% dos museus, cerca de 85 mil instituições, estavam fechadas devido à Covid-19. Durante o período, foi preciso se reinventar. Como levar o museu até a casa das pessoas? Museus de todo o mundo investiram em visitas em vídeo, lives, tours virtuais 360º, publicações e outros. A produção da visita teatralizada do Museu Histórico da Cidade é parte desse processo, em que esses espaços utilizam a internet como recurso para alcançar mais pessoas.

MATERIAL EDUCATIVO

A série de vídeos é um material educativo para todas as idades. Pode ser utilizada antes da visita ao Museu Histórico da Cidade, para introduzir os temas que o visitante verá na exposição presencial. Ou como forma de revisar e aprofundar conteúdos após a visita ao espaço. Acompanhando a nova tendência de ensino híbrido nas escolas, também pode ser exibido como recurso didático em sala de aula por professores de História na Educação Básica.

ACESSIBILIDADE

A série de vídeos, disponibilizada gratuitamente no YouTube, conta com recursos de acessibilidade comunicacional. Foi incluído legenda em português e janela de Libras para que pessoas surdas tenham acesso aos conteúdos.

ENCONTRO AO VIVO

Neste sábado (18), às 18h, será realizado um bate-papo sobre o projeto com as presenças de Heloisa Queiroz, Gerente de Museus da Prefeitura do Rio; Rita de Cassia Mattos, Presidenta do Conselho Federal de Museologia – COFEM; e Daniela Chindler, roteirista do projeto “Um dia no museu” e Diretora da Sapoti Projetos Culturais, na plataforma Sympla. Para garantir o seu ingresso, clique aqui.

FICHA TÉCNICA

PATROCÍNIO

Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

REALIZAÇÃO

Sapoti Projetos Culturais

ROTEIRO

Daniela Chindler

DIREÇÃO

Guilherme Miranda

ATORES

Isabela Quadros e Rodrigo Barizon

ILUSTRAÇÃO

Cássio Loredano

SERVIÇO

Online e gratuito

Às quartas-feiras de dezembro de 2021, até 29/12

Canal do Museu Histórico da Cidade no YouTube (clique aqui)

Primeiro episódio - 8/12: clique aqui

Segundo episódio - 15/12: clique aqui

Endereço: Estrada Santa Marinha, s/n - Gávea (com acesso pelo final da Rua Marquês de São Vicente)

Fonte: Sapoti Projetos Culturais e Museu Histórico da Cidade do Rio

POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.