Se o Niterói Vôlei fez história ao chegar a uma decisão do Campeonato Estadual de Vôlei Masculino pela primeira vez, a equipe niteroiense mostrou que pode ir além. Na primeira partida da decisão, realizada no sábado (18) no Ginásio Plínio Leite, no Centro de Niterói, a equipe da casa venceu o primeiro duelo da final contra o Flamengo por 3 sets a 1, parciais de 25/23, 24/26, 26/24 e 25/18.
O segundo e decisivo jogo será nesta segunda (20), às 20 horas, no Ginásio da Gávea, na Zona Sul do Rio, às 20 horas. Caso o Flamengo vença, independentemente do placar, o desempate será no Golden Set.
Após a partida, o oposto Bruno Souza falou ao perfil oficial do Niterói Vôlei Clube no Instagram (@niteroivolei) que já esperava um jogo duro contra o Flamengo. Afirmando que a equipe estudou o jogo adversário, o atleta destacou a união entre todos os integrantes do time dentro de quadra.
"Sabemos como o Flamengo iria jogar porque procuramos estudar bem a equipe. Felizmente conseguimos sobressair e jogamos como um grupo unido dentro de quadra, uma família. Conseguimos fazer o que foi combinado, treinado, e o jogo funcionou. E no final do jogo a gente conseguiu marcar o ataque deles. Deu tudo certo", comemorou o atleta.
O técnico Walner Santos destacou a qualidade do Flamengo, comentando que mesmo que seja o time sub-23, muitos jogam na base da Seleção Brasileira, o que torna o elenco rubro-negro "muito qualificado". Além disso, destacou o jogo "em alto nível" que ambas as equipes disputaram na primeira partida da decisão.
A partida
O primeiro set começou com o Flamengo pontuando de início e com o Niterói empatando na sequência. Ambas as equipes disputavam ponto a ponto até o jogo ficar 7/7, quando a equipe niteroiense começou a fazer pontos em sequência e chegou a abrir 11/7, obrigando o técnico flamenguista Luiz Carlos Cadilac a pedir tempo. Logo após, o rubro-negro mudou a postura e passou a encaixar mais o ataque, chegando a virar para 17/16. Mas o Niterói Vôlei não se abateu e conseguiu voltar a passar à frente com 24/21. O Flamengo chegou a encostar, ficando apenas um ponto atrás. Mas após um pedido de tempo feito pelo treinador niteroiense Walner Santos, Quênia aproveitou a bola levantada para fechar o primeiro set em 25/23.
O segundo set começou com as equipes disputando ponto a ponto, assim como foi o primeiro. E no decorrer do set, os dois times brigavam com afinco por cada ponto, realizando belos ralis para cada lado. E o empate persistiu até o 24º ponto, quando o Flamengo conseguiu fazer dois pontos em sequência. Rodrigo explorou o bloqueio e fez 26/24, igualando o jogo em 1 a 1.
Tanto o Niterói Vôlei quanto o Flamengo fizeram o terceiro set ser tão acirrado quanto os dois anteriores, e seguiram disputando ponto a ponto. No final do set, o Niterói Vôlei chegou a abrir 23/21, mas o Flamengo buscou o empate e chegou a igualar em 24/24. Mas Walner pediu tempo na hora em que o rubro-negro iria para o saque. A paralisação foi decisiva, pois o time da casa voltou ligado e Quênia mais uma vez marcou o ponto da vitória do set.
E o último set do jogo, ao contrário dos demais, mostrou o Niterói Vôlei abrindo uma vantagem de incríveis nove pontos, 13/4, graças ao excesso de erros dos jogadores flamenguistas. Percebendo o nervosismo da equipe, Cadilac pediu tempo. O Flamengo até esboçou uma reação, mas graças à diferença aberta, a equipe niteroiense apenas controlou a vantagem para fechar o set em 25/18, sacramentando a vitória por 3 a 1,
Participação na Superliga B confirmada
Enquanto a equipe se prepara para o último jogo, que pode ser histórico para o time, o Niterói Vôlei também já sabe quando será a estreia na Superliga Masculina B. O time niteroiense vai receber a Aprov Chapecó, de Santa Catarina, no dia 22 de janeiro pela primeira rodada do torneio. O jogo será às 17 horas no Ginásio Plínio Leite, no Centro.
A Superliga Masculina B terá do ano que vem terá dez times que se enfrentarão em turno único. Os oito primeiros colocados se classificam para as quartas-de-final em um duelo de três partidas. A fase seguinte, a semi, também vai definir os finalistas em confrontos melhor de três. A decisão será em partida única na casa da equipe de melhor campanha.