Desenvolver suas habilidades comportamentais, segundo um estudo realizado nos EUA com diversas instituições educacionais, entre elas Harvard, pode melhorar seu desempenho profissional em até 12%.
As habilidades comportamentais (ou soft skills) estão sendo observadas com cuidado no processo de contratação e nunca estiveram com tamanha visibilidade no mundo corporativo. Existe até o ditado - agora popular - segundo o qual “empresas contratam por competências técnicas e demitem pelas comportamentais”.
Podemos citar que entre as características mais admiradas pelas empresas estão paixão por aprender, capacidade de se adaptar ao novo, colaboração, criatividade e flexibilidade.
O processo de desenvolvimento de carreira está nas mãos de cada candidato, que deve assumir a autorresponsabilidade em conhecer suas expertises e quais habilidades precisa aprender para chegar onde deseja.
O modelo de "Anytime, Anywhere Education" ("Educação onde for, a qualquer tempo", em livre tradução do inglês) demonstra que podemos aprender não necessariamente em uma sala de aula. A busca por minicursos focados em soft skills cresceu, agora as festas de fim de ano podem servir de oportunidade para você presentear ou ser presenteado com um dos cinco livros que auxiliam no desenvolvimento do processo de autoconhecimento e reflexão.
1. Carreiras Exponenciais, Eberson Terra. Editora Alta Books
O livro é um guia para desenvolver seu planejamento de carreira, seja você estudante, recém-formado ou profissional que deseja mudar de área. Contém dicas valiosas de networking e principais habilidades comportamentais.
2. Descubra seus pontos fortes 2.0, Don Clifton. Editora Sextante
O livro ajuda você a descobrir quais são os talentos dominantes e como aprimorá-los, trazendo um programa completo em torno do teste “Descubra a Fonte de seus Pontos Fortes”.
3. Seja egoísta com sua carreira, Luciano Santos. Editora Gente
O livro aborda a importância de manter o foco na sua trajetória profissional, que é necessário se colocar em primeiro lugar, com histórias reais, insights e como desenvolver um plano de carreira e networking.
4. Gestão de imagem: propósito, plano de carreira e êxito profissional. Joel Reis e Roseli Mazulo. Editora Senac
O livro-caixinha vem com diversos pensamentos de filósofos em formato de baralho, para trazer uma reflexão se você tem agido com coragem, integridade, coerência, perseverança, empatia, humildade, curiosidade e otimismo. O objetivo é ajudar você a desenvolver o autoconhecimento.
Fonte: Agência Temma