TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Copacabana terá um Réveillon mais sustentável em 2022

Evento recebeu Selo Sustentabilidade Tesouro Verde para Ano Novo da praia mais famosa do Brasil

Por Portal Eu, Rio! em 30/12/2021 às 06:00:00

Foto: Agência Brasil

O Réveillon mais famoso do mundo, o de Copacabana, não terá apenas os fogos de artifício como protagonistas da virada de ano. A preservação ambiental também marcará presença na celebração. Isso será possível graças à tecnologia da primeira ESG Tech do mundo, o Grupo BMV.

A organização do réveillon de Copacabana acaba de receber o Selo Sustentabilidade Tesouro Verde. Para a obtenção deste selo de sustentabilidade, agricultores aderem ao programa do BMV e assinam um compromisso de preservar e proteger a floresta nativa pelos próximos 25 anos. Logo depois, uma equipe faz o inventário da área, aplicando metodologia validada por cientistas da Faculdade de Ciências Econômicas da Unesp e registrada na ONU (Organização das Nações Unidas).

A SGS (empresa líder mundial em inspeção, verificação, testes e certificação) audita todo o processo. Na sequência, o inventário é registrado em blockchain e a calculadora da Plataforma Tesouro Verde converte o volume de recursos naturais consumidos pela festa da virada em Copacabana em quantidade de UCSs (Unidades de Crédito de Sustentabilidade) necessárias para garantir a certificação. Cada UCS equivale a 1 tCO2e (tonelada de dióxido de carbono equivalente).

“A UCS é o instrumento mais completo do mercado”, explica a CEO Maria Tereza Umbelino de Souza, “por que ele contempla um total de 27 critérios ambientais, como produção de recursos hídricos, preservação de espécies, fauna, flora, entre outros. Inclusive, sendo possível comprar diretamente na nossa plataforma ‘Tesouro Verde’”, complementa.


Maria Tereza Umbelino de Souza: critérios ambientais. Foto: Divulgação

Diferentemente dos créditos de carbono, as UCS contabilizam a manutenção dos estoques de carbono nas florestas, na medida em que esse carbono não é reincorporado por meio, por exemplo, do plantio de espécies não nativas que irão sequestrar o elemento da atmosfera, mas se tornam desertos genéticos. Além disso, também de forma distinta dos créditos de carbono, incorporam outros 26 serviços ecossistêmicos, tais como preservação do habitat de fauna, flora, fluxo hidrológico, proteção do solo, biodiversidade e outros.

A metodologia desenvolvida para quantificar as UCS permite que, para além da Amazônia, qualquer bioma possa produzir esse ativo.

Ao adquirir o Selo Sustentabilidade Tesouro Verde, lastreado em UCSs, o investidor – neste caso a organização de réveillon de Copacabana – recebe um documento criptografado por meio de blockchain no qual constam informações como o período compensado, o total de hectares de mata nativa preservados, a quantidade de CO2 estocada e o número de espécies de fauna e de flora preservadas, entre outros. Esse mesmo documento tem o número de série da propriedade e também um selo em QR Code no qual é possível, inclusive, identificar em que propriedades e em qual ano os ativos foram originados.




POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.