O Rio Imagem realizou nesta sexta (19) um Dia de Beleza em comemoração ao Outubro Rosa e foi oferecido às mulheres serviços de manicure e corte pela equipe Walter’s coiffeur e maquiagem do Centro Avançado de Maquiagem e Produção Internacional (campi). O objetivo foi arrecadar cabelos de todos os tipos e serem utilizados na fabricação de perucas para mulheres que estão em tratamento de câncer. Aproximadamente 70 pessoas, entre homens e mulheres, doaram seus cabelos. Além da ação social, durante o evento, o Secretário de Estado de Saúde, Sérgio Gama, anunciou o investimento de R$ 59 milhões anuais para o tratamento de câncer, além de R$ 5,9 milhões mensais nas Unidades de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacons).
A maquiadora Maria da Conceição de 28 anos, moradora de São Cristovão, foi ao evento, incentivada pela filha Giovanna de sete anos. Com histórico de câncer na família, Maria declarou o prazer de poder ajudar ao próximo com a doação de cabelo: “eu já tinha vontade de doar só faltava oportunidade, tenho casos de câncer na família e minha mãe já passou por tratamento de câncer de mama. Saber que vou conseguir ajudar outras pessoas que estão na mesma situação é muito gratificante. Cabelo cresce novamente, o privilégio de poder ajudar ao próximo é recompensador” destacou Maria.
A pequena Giovanna estava satisfeita em estar doando seus cabelos e confessou que sempre teve vontade, pois via outras pessoas fazendo e achava muito legal de ajudar.
Durante o pronunciamento, Sérgio Gama declarou que “os recursos serão ofertados às Unidades que estão extrapolando o seu teto financeiro, atendem mais do que a sua meta pactuada com o Ministério da Saúde e com isso conseguiremos esse aumento no atendimento para a população”. O Secretário ainda acrescentou “não adianta só investir no tratamento, a gente tem que investir no diagnóstico precoce do câncer para que o tratamento seja mais fácil para o paciente e menos doloroso com um melhor resultado, então a secretaria estadual de saúde está fazendo um estudo em aportar recursos financeiros nas unidades que possam ajudar no diagnóstico precoce em todo estado.”
O aporte financeiro será destinado na Santa Casa de Misericórdia de Barra Mansa, Hospital Santa Izabel, em Cabo Frio, Hospital Escola Álvaro Alvim, em Campos dos Goytacazes, Hospital São José do Avaí, em Itaperuna, Hospital Alcides Carneiro, em Petrópolis, Hospital Regional Darcy Vargas, em Rio Bonito, Hospital São José, em Teresópolis, Hospital Universitário de Vassouras, HINJA, em Volta Redonda.
A rede estadual conta com nove mamógrafos divididos em várias regiões do estado e que dão suporte aos municípios. Só no Rio Imagem, de janeiro a agosto de 2018, foram feitos 28.792 exames, um aumento de 80% em comparação ao mesmo período do ano passado. A SES conta também com dois mamógrafos móveis, que realizaram cerca de 8.600 exames esse ano, habilitou novos serviços de tratamento do câncer em Barra Mansa, Angra dos Reis e Três Rios e auxiliou na ampliação da radioterapia em Cabo Frio.
A SES além de disponibilizar o exame da mamografia, as mulheres contam ainda com o Projeto de Navegação de Pacientes (PNP) que prevê o acompanhamento por médicos, técnicos e assistente social. A finalidade desse projeto é prestar assistência imediata e individualizada às mulheres com câncer de mama desde a descoberta até o início do tratamento. Desde o inicio do Projeto, 579 pacientes foram assistidos com mastologistas, exames complementares e apoio de assistente social.
De acordo com dados do Sistema Estadual de Regulação, o tempo médio entre a solicitação e a primeira consulta com o mastologista é de cerca de 60 dias. Para o secretário de saúde, “o objetivo não é chegar nos 60 dias como diz a lei, o nosso objetivo é que o paciente com câncer possa ser atendido na semana seguinte, daqui a dez dias, conforme a necessidade dele. Não temos que nos pautar numa lei e sim pela necessidade do paciente”.