O número de casos de covid-19 disparou nos últimos dias. O monitoramento do Conass, Conselho Nacional de Secretários de Saúde, indica que, no primeiro dia útil do ano, dia 3 de janeiro, a média móvel de novos casos por dia era de 8.400 e a de mortes causadas pela doença estava em 96. Agora, uma semana depois, as médias passaram para mais de 36 mil casos e 126 mortes.
Ouça no podcast do Eu, Rio! a reportagem da Rádio Nacional sobre a disparada dos registros de casos de Covid-19 no Brasil, por conta da maior capacidade de contágio da variante Ômicron do novo coronavírus.
O médico infectologista Marcelo Daher afirma que essa alta das notificações é causada pelas contaminações com a variante Ômicron do coronavírus. Para Marcelo Daher, a reabertura das fronteiras e os eventos de fim de ano podem ter acelerado a disseminação da covid-19.
O infectologista Marcelo Daher avalia que uma diferença desse momento em relação às outras ondas da pandemia é que as regras sanitárias já foram flexibilizadas a um ponto em que é muito difícil ter volta. E que é fundamental estar com a vacinação em dia.
De acordo com o Ministério da Saúde, nesta segunda-feira o Brasil registrou 34.788 novos casos de covid-19 e 110 mortes por causa da doença. Com isso, aumenta para 620.091 o número de pessoas que perderam a luta contra a covid-19 e para 22,5 milhões os diagnósticos positivos desde fevereiro de 2020.
Fonte: Agência Brasil e Radioagência Nacional