O documentário "Nunca me sonharam", produzido por alunos de filosofia da Escola Estadual Pedro Evangelista Caminha, será exibido no dia 28, quinta-feira, às 15h, no Centro de Artes da Universidade Federal Fluminense (UFF) pelo projeto MPC Filmes. A iniciativa tem como objetivo fomentar no ambiente acadêmico, o diálogo e a reflexão sobre questões de interesse nacional e histórico abordadas nas obras exibidas.
A obra fala da realidade e desafios dos alunos de escola pública no Brasil para continuar estudando. Dividido em partes, a obra nos faz refletir de vários ângulos como funciona o sistema escolar público. A opinião dos alunos é o principal foco do documentário. Questionam como a matéria é ensinada, o professor que não conhece a realidade dos alunos, a falta de infraestrutura nas escolas e o que desmotiva o aluno a frenquentar as aulas entre outras questões.
Para ex-aluna Thaianne de Souza, do Colégio Estadual Professor José de Souza Marques, no Quitungo, no Rio de Janeiro, "a maior dificuldade do aluno de escola pública é a falta de qualidade no ensino. Sendo difícil disputar o Enem, vestibular, concursos públicos, se o aluno não tem uma boa base. Então as perspectivas de futuro são sempre muito duras". O diretor do colégio André Barroso afirma que o resultado do documentário foi bom para a escola pública. Pois mostrou que a escola precisa entender os jovens, os anseios dos alunos de escola pública são os mesmos dos alunos de escola particular. Para ele, "os alunos querem ser ouvidos. A educação tem que ser política de estado e ter mais verbas. Educação tem que ser investimento e não gasto".
O Colégio Est. Prof. José de Souza Marques tem investido no corpo docente para tornar a escola agradável para os estudos e para quem trabalha. São produzidas extraclasses, possui o grêmio estudantil ativo e ações com pais e alunos.
A exibição do filme é gratuita e aberta ao público. Após a sessão será feito debate acadêmico com pesquisadores, pessoas ligadas a movimentos sociais, culturais e de direitos humanos. O Nunca me sonharam acontecerá no Centro de Artes da Universidade Federal Fluminense (UFF), localizado na Rua Miguel Frias, 9, em Niterói.