Ao contrário de outras épocas, hoje é possível viver com uma saúde plena depois dos 50 anos. A população nessa faixa de idade, identificada como 50+, cresce a cada ano no Brasil, com as pessoas buscando cada vez mais atividades que contribuam para o seu bem-estar e longevidade, ajudando também no desenvolvimento físico e mental.
Entre as práticas para ajudar a exercitar a mente e a memória está o aprendizado de uma nova língua, principalmente o inglês, atualmente o idioma universal. Pensando nesse público, foi criado, em 2009, o projeto Forever Young 50+, que oferece ensino de inglês personalizado a pessoas de 50 anos ou mais, além de diversas atividades sociais para ajudar a aprimorar ainda mais os estudos.
Há uma visão de que é mais difícil se aprender um novo idioma com mais idade, mas o cérebro está sempre criando novas conexões. Então, é possível ter longevidade ativa e qualidade de vida se forem sempre exercitados memória, concentração, leitura, escrita, pensamento criativo, planejamento, organização do pensamento e motivação, além do gerenciamento do tempo e do stress.
O método da Forever Young 50+ contribui para o melhor desenvolvimento desses tópicos e facilita muito o aprendizado, adaptando-se às condições do aluno. “Cada pessoa tem uma velocidade própria de aprendizado. Nós customizamos o ensino de inglês, tanto nos grupos como no atendimento individual. Os alunos aprendem no seu tempo. Não existe um material de inglês específico para o público 50+, então nosso grande diferencial é adaptar os materiais existentes, de acordo com as necessidades dos alunos. Trazemos situações reais para que faça sentido o aprendizado para cada um”, destaca Simone Carnio, master coach e educadora, criadora do sistema de ensino alfabetização 50+ e fundadora da Forever Young 50+, presencial e on line.
Outro diferencial da escola é a abordagem comunicativa e afetiva (communicative and afective aproach) dos professores, que mesclam técnicas de coach, respiração e meditação para provocar uma sensação de bem-estar dos alunos. A ideia é utilizar o inglês como ferramenta de transformação na vida das pessoas. “O professor da Forever Young 50+ busca o marketing de relacionamento em todos os módulos de ensino, à medida que os alunos vão evoluindo. Ele é um guia, muito diferente daquela figura distante que não conhece a demanda dos seus alunos”, confirma Simone.
Socialização
A Forever Young 50+ também disponibiliza atividades de socialização para os alunos, que contribuem e facilitam ainda mais o aprendizado. Com o Gourmet 50+ & Wine Club, o aluno exercita o seu inglês enquanto cozinha, recebe os amigos e se diverte. São oferecidas aulas sobre vinhos e pratos típicos de vários locais do mundo.
No Passeio Cultural 50+, são realizadas visitas a museus, teatros e parques, vivenciando e explorando situações do cotidiano, garantindo maior segurança na conversação e um envolvimento maior dos alunos no aprendizado.
Há também a possibilidade de o aluno viajar com o Intercâmbio Cultural 50+, podendo estudar e conhecer lugares turísticos, e ainda conviver e fazer novas amizades com pessoas da mesma faixa etária, sempre com o acompanhamento de um professor da equipe Forever Young 50+.
Na atividade Book Club, os alunos leem uma obra, discutem, aprendem a pronúncia e apresentam para os demais colegas de sala. Ela pode ser realizada na residência dos alunos, em um café ou até mesmo em formato on-line. Já no Conversation Club são discutidos temas variados, separados por níveis e com estímulo à comunicação de forma simples e efetiva. São usadas muitas situações de viagens, nas quais os alunos precisam fazer-se entender sem uma gramática complexa. A escola ainda oferece palestras mensais de diversos temas como alimentação saudável 50+, esportes, qualidade de vida, meditação, memória e concentração.
Atualmente estão disponíveis os seguintes formatos: VIP (individual), Personalizado (até 3 pessoas) e Grupos (até 6 pessoas). As aulas acontecem on line ou em laboratório com cabines individuais, com professor que atende os alunos individualmente. Dessa forma, os grupos podem ter pessoas que estão em níveis diferentes de aprendizado.
“Nosso objetivo principal é oferecer o ensino de um novo idioma através da interação social, estimulando a memória, o convívio e a troca de experiências entre alunos e professores, tudo realizado com muita afetividade. A experiência tem sido muito positiva e temos recebido um excelente retorno de todos os que participam dos nossos cursos”, finaliza a fundadora da Forever Young 50+.
Serviço:
Forever Young 50+