O governador Cláudio Castro anunciou, na última terça-feira (18), o início de obras de infraestrutura em Nilópolis, em cerimônia no Parque Gericinó. Fazem parte do planejamento contenção de encostas; reformas de praças, parques e calçadões; urbanização de vias; e recuperação de passarelas e de túnel subterrâneo nos dois distritos do município da Baixada Fluminense. No total, serão investidos R$ 75 milhões por meio da Secretaria das Cidades.
- Essas obras vêm resolver problemas que há décadas tiram o sossego do morador nilopolitano. Trazem também dignidade ao povo, que não aguenta mais conviver com antigos transtornos. Além disso, materializa a parceria entre o Estado e a Prefeitura de Nilópolis. Nada no Rio de Janeiro se constrói sozinho - afirmou o governador Cláudio Castro durante o evento.
O 1º distrito, composto pelos bairros Centro, Nova Cidade, Novo Horizonte, Nossa Senhora de Fátima, Santos Dumont, Cabuis I e II, Manoel Reis I, Tropical e Frigorífico, reúne aproximadamente 102.600 habitantes. E o segundo distrito, que possui os bairros Olinda, Manoel Reis II, Mina, Paiol de Pólvora, Cabral e Cabuis II, tem uma população estimada em 59 mil habitantes.
No 2º distrito, as intervenções começaram em 03/01, com previsão de término para o começo de 2023. Já as obras do 1º distrito estão em fase final de licitação, com abertura de propostas marcada para esta quarta-feira (19/01).
- Há um respeito imenso do governador Cláudio Castro com os municípios da Baixada Fluminense. Há disposição para trabalhar pelo povo - agradeceu o prefeito de Nilópolis, Abraãozinho David.
Também estiveram presentes na cerimônia o secretário de Ambiente, Thiago Pampolha, o prefeito de São João de Meriti, Dr. João.
Detalhamento dos serviços
1º Distrito
Contenção de encostas, revitalização do Parque Sara Areal, reforma da Praça Paulo de Frontin, reforma do Calçadão de Nilópolis, reforma de muros de linha férrea e recuperação de passarelas, escada e túnel subterrâneo de Nilópolis.
2º Distrito
Contenção de encostas, urbanização de vias com recuperação de passeio, meio-fio e muros; reforma dos muros e da calçada do cemitério; e recuperação de passarelas, escada e túnel subterrâneo de Olinda.