"Respirar é o que todos nós queremos!", diz Gui Schwab ao falar do seu novo single, que já está em todas as plataformas digitais fesde a última sexta-feira (21). A palavra também resume o anseio de todo planeta por uma nova era onde todos possam viver com mais tranquilidade.
Composta em parceria com o amigo e cantor campo-grandense Jonavo, "Respirar" é a primeira música do novo álbum homônimo. Influenciados pelas notícias sobre a crise climática e a pandemia, surgiu, durante o isolamento, a ideia de relacionar os assuntos utilizando metaforicamente frases que lembram previsões do tempo e a 'tempestade' pela qual todos passam como um processo de transformação. "Respirar é sobre estar vivo e olhar para o futuro de forma positiva, com fé e esperança. É sobre a importância de cuidar do planeta, respeitar a natureza e sua força implacável!", comenta Schwab.
O arranjo tem elementos do pop, rock, folk e traz os teclados e synths de Rodrigo Tavares preparando o terreno para o Didgeridoo de Gui Schwab dar o tom na introdução. Segundo o artista, "o Didge tem tudo a ver com a canção, pois é um instrumento de profunda conexão com o meio ambiente". Esses instrumentos são tradicionalmente feitos a partir de galhos ou troncos de eucalipto que se tornaram ocos pela ação de cupins; sendo assim, nenhuma árvore saudável é cortada e a maior parte do processo é feita de forma natural. Os povos originários da Austrália o consideram um presente da natureza. Além disso, a técnica fundamental para tocá-lo se chama Respiração Circular, e consiste em puxar o ar sem parar de soprar, possibilitando ao músico tocar sem interrupções no som durante bastante tempo.
Considerado um dos mais antigos do mundo, o instrumento australiano - do qual Schwab se tornou um dos poucos especialistas no país - o levou a participar de diversos programas de rádio e TV, tornando-se uma assinatura no trabalho do artista, que traz na bagagem um Grammy Latino de melhor álbum de Rock Brasileiro pela gravação do disco "Sol-te", com a ex-banda Suricato, em 2015.
A faixa conta ainda com a participação dos músicos Renan Martins na bateria e Ale Matias no baixo, além de piano acústico também tocado por Rodrigo Tavares. Os violões e guitarras foram gravados por Schwab e Juliano Cortuah, que também assina a produção do trabalho gravado no estúdio Nave 33, mixado por Vitor Farias e masterizado por Felipe Tichauer. A arte da capa ficou por conta da artista visual Suzane Sho. O lançamento saiu junto com um lyric vídeo assinado por Bárbara Coimbra.
Gui Schwab faria show de lançamento do single hoje (23), no megafestival Universo Spanta, na Marina da Glória (RJ). Porém, a programação do evento foi adiada, devido ao aumento de casos do coronavírus, para Janeiro de 2023, confirmando que:
"O que mais se espera no palco principal,
Nessa esfera,
Uma nova era,
E o sol brilhará
Pra gente RESPIRAR"
Ouça aqui “Respirar”:
https://tratore.ffm.to/respirar-