Nesta quinta-feira (27), o Brasil empatou com o Equador em 1 a 1, no Estádio Rodrigo Paz Delgado, pela 15ª rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo. O jogo teve muita interferência do VAR, acionado quatro vezes em lances capitais. Casemiro marcou o gol da Seleção e Felix Torres fez para os equatorianos.
O jogo
Logo no início do jogo, os anfitriões tiveram um lance de muito perigo. Em cobrança de falta na área, Enner Valencia apareceu sozinho e cabeceou rente à trave. Mas foram os visitantes que abriram o placar. Aos 5', após escanteio cobrado por Philippe Coutinho, Raphinha chutou para Domínguez espalmar. O rebote sobrou para Coutinho, que levantou na área mais uma vez, para Matheus Cunha cabecear em nova defesa do goleiro; a bola sobrou em cima da linha para Casemiro, que empurrou para o fundo do gol.
Aos 14', o goleiro adversário deu um pontapé no pescoço de Matheus Cunha, e na revisão do VAR, o árbitro Wilmar Roldán expulsou o atleta.
No lance seguinte, o lateral-direito Emerson Royal tentou disputar a bola, recebeu o segundo amarelo e foi expulso em jogada no ataque dos donos da casa. A situação ficou mais tensa quando Alisson saiu na área para afastar a bola e acertou o rosto de Enner Valencia. De início, o árbitro aplicou o vermelho, porém foi chamado pelo VAR, precisou voltar atrás e converteu apenas em cartão amarelo.
Até o final do primeiro tempo, o jogo ficou morno, com poucas chances claras para os dois lados. Apesar de três paralisações - com expulsões e consultas ao VAR -, que somaram 18 minutos, Roldán deu apenas nove minutos de acréscimos.
Sai Coutinho, entra Dani Alves
No segundo tempo, o Brasil retornou mal e aconteceu outro lance muito discutido. Estupiñán dividiu com Raphinha dentro da área e caiu, e em seguida Wilmar marcou pênalti. Após cinco minutos de paralisação, o árbitro foi chamado pelo VAR e anulou a penalidade.
Até que aos 29 minutos, Gonzalo Plata cobrou escanteio na área e Félix Torres cabeceou firme para empatar. Nos acréscimos, Alisson dividiu com Preciado e o árbitro marcou novo pênalti. Na quarta vez em que foi chamado pelo VAR, Wilmar Roldán, além de invalidar o pênalti, anulou o cartão que havia dado para o goleiro, que tinha sido expulso pela segunda vez no jogo.
Com o resultado, a Seleção Brasileira segue na liderança das Eliminatórias, com 36 pontos. A próxima partida do Brasil será contra o Paraguai, na terça-feira (1/2), às 21h30, no Mineirão.
FICHA TÉCNICA
EQUADOR 1x1 BRASIL
Gols: Casemiro, 5/1T (0-1), Felix Torres, 29/2T (1-1)
Data: 27 de janeiro de 2022
Estádio: Rodrigo Paz Delgado (Casa Blanca), em Quito (EQU)
Árbitro: Wilmar Roldán (COL)
Assistentes: Alexander Guzmán (COL) e John Leon (COL)
VAR: Leodán González (URU)
Cartões amarelos: Enner Valencia (EQU), Emerson Royal, Alisson, Raphinha, Militão (BRA)
Cartões vermelhos: Alexander Domínguez (EQU), Emerson Royal (BRA)
EQUADOR: Alexander Domínguez; Angelo Preciado (Romario Caicedo, 20/2T), Felix Torres, Piero Hincapié e Pervis Estupiñan; Gruezo (Ayrton Preciado, 20/2T), Moises Caicedo (Méndez, 40/2T) e Franco (Galíndez, 17/1T); Estrada (Carcelén, 40/2T), Prata e Enner Valencia. Técnico: Gustavo Alfaro
BRASIL: Alisson; Emerson Royal, Éder Militão, Thiago Silva e Alex Sandro; Casemiro, Fred e Coutinho (Daniel Alves, 32/1T); Vinicius Júnior (Gabriel Jesus, 17/2T), Raphinha (Antony, 17/2T) e Matheus Cunha (Gabigol, 30/2T). Técnico: Tite