Após fechar o sistema de delivery Uber Eats no Brasil, a Uber anunciou o início do Uber Shuttle, serviço de ônibus e vans fretados, que levam de 10 a 50 pessoas, para gerenciar o transporte de funcionários e de colaboradores de empresas no país através do app.
Empresas terceirizadas vão fornecer os veículos para o transporte dos colaboradores e o primeiro acordo firmado foi com a Toyota, para o transporte de funcionários entre São Paulo e Sorocaba, em São Paulo, onde está uma das fábricas da montadora. Segundo a empresa, os trabalhadores poderão reservar uma vaga no ônibus pelo app, além de checar rotas e paradas disponíveis em tempo real.
Mas será que o novo segmento do Uber é positivo para a área de logística do Brasil? E será positivo para a própria empresa Uber?
Para falar sobre esse assunto, o Portal Eu, Rio! entrevistou Antonio Wrobleski, especialista em logística e engenharia e presidente do Conselho de Administração da Pathfind, empresa brasileira de software para cadeia logística.
Portal Eu, Rio!: Essa transição do Uber de delivery para transporte de pessoas em maior quantidade já era esperada?
Antonio Wrobleski: Sim, é um caminho natural, já era esperada. Nos EUA, a Uber entrou no ramo de transportes de carga, aqui no Brasil, a empresa está ensaiando faz tempo fazer isso, a diferença é que lá é transporte de cargas e não de pessoas, mas é uma questão meramente conceitual.Esse mercado é muito pulverizado, muito feito por pequenas empresas, que tem de um a três equipamentos, quando não, a maioria tem um só. Em outras palavras, ele vale um pouco para aquele conceito de transporte de cargas no Brasil, que 95% das empresas de transporte de carga no Brasil tem até cinco equipamentos. Nesse segmento de fretamento, acho que esse percentual é maior, deve girar em torno de 95% a 98%. Então, o Uber está aproveitando uma oportunidade, dando uma bandeira, um sistema, que é o transporte fretado
PER: A Uber está olhando para frente ou recuando com essa decisão?
AW: Especialistas apontam que a transformação digital nas empresas, considerada uma antecipação do processo de digitalização, avançou a passos largos durante a pandemia. Esse novo serviço da Uber, vem de encontro a essa transformação digital. A logística de fretamento de funcionários do Brasil tende a melhorar, justamente pelo fato da plataforma Uber ter essa facilidade de entendimento de rotas, horários, o estudo mais detalhado em saber para onde e quando as pessoas estão se locomovendo. Por isso, a Uber está sim olhando para frente, sendo uma pioneira nessa decisão.
PER: A mudança foi feita em momento oportuno?
AW: Sim, todos devem ganhar, nesse novo serviço de transporte, a Uber que chega nesse mercado como uma desbravadora, sem a concorrência que tinha por exemplo no ramo de entregas de comidas, as empresas de fretamento que poderão ter mais clientes e os contratantes que podem ganhar no preço.
PER: Quais as vantagens que o Uber tem ao começar nesse mercado?
AW: A Uber chega nesse mercado como uma desbravadora, como novidade, dando uma bandeira, organizando um sistema, é uma empresa gigantesca, presente em mais de 40 países. A logística, do sistema da Uber, que entende o deslocamento de pessoas, até para definir ou redefinir as rotas do fretamento em diferentes regiões, a facilidade em não ter que depender de contratos será um grande benefício não só para empresas contratantes, mas também para as contratadas, isso sem contar que na padronização de quilometragem e preços. Todos ganham e principalmente a Uber, que em um primeiro momento estará sozinha neste mercado.
PER: O que isso significa para a logística no Brasil hoje? E quais são os impactos?
AW: Especialistas apontam que a transformação digital nas empresas, considerada uma antecipação do processo de digitalização, avançou a passos largos durante a pandemia. Esse novo serviço da Uber, vem de encontro a essa transformação digital. A logística de fretamento de funcionários do Brasil tende a melhorar, justamente pelo fato da plataforma Uber ter essa facilidade de entendimento de rotas, horários, o estudo mais detalhado em saber para onde e quando as pessoas estão se locomovendo. O sistema vai trabalhando para isso, e isso facilita não só a vida de funcionários, mas das empresas e de empresários que trabalham no fretamento desses funcionários. A Uber tem consistência de seus dados, a plataforma sabe onde e quando e para onde as pessoas estão indo, será um projeto de sucesso e isso acaba sendo positivo em um contesto geral para todo o país, teremos menos carros, mais transporte coletivo, menos trânsito, ganha todo mundo.