O Vasco se complicou, porém venceu o Nova Iguaçu por 3x2, pela terceira rodada do Cariocão 2022, nesta quarta-feira (2), em São Januário. Nenê, duas vezes, e Raniel fizeram para o Gigante da Colina, além de Samuel para o lado do Nova Iguaçu. Por ter baixado a guarda no fim, o Cruzmaltino perdeu a liderança para o rival Flamengo, que goleou o Boavista por 3x0. Mesmo assim, comparado ao ano passado, o time do Vasco vem fazendo melhores atuações e já tem desempenho melhor que do Campeonato Carioca de 2021. O próximo confronto será no domingo (6), fora de casa contra o Madureira.
Primeiro tempo tranquilo para o Gigante da Colina
A primeira etapa foi só do Vasco, tanto que já nos 5 minutos Nenê cobrou falta na área e Bruno Nazário cabeceou por cima. O controle do Cruzmaltino continuou e aos 8, Após bela jogada trabalhada do Nova Iguaçu, Dieguinho finalizou no canto e Thiago Rodrigues defendeu. Aos 10, Nenê lançou na área para Gabriel Pec, que bateu de primeira, porém mal. No minuto 12, Raniel recebeu dentro da área, bateu firme no canto e o goleiro Luiz Henrique fez um ótima defesa, quase na ponta dos dedos. Aos 18, o gol: Após Andrezinho tocar a mão na bola e ser marcado pênalti, Nenê cobrou com categoria no canto esquerdo. 1x0 Vascão.
No decorrer do jogo, o Gigante da Colina recuou e deixou o Nova Iguaçu trabalhar mais a bola. No minuto 32, Juninho fez um desarme no campo de defesa e Raniel chutou de antes do meio campo. A bola passou perto. Aos 35, depois da jogada de Gabriel Pec e Nazário, Nenê tocou para Raniel, que demorou um pouco, bateu, o goleiro tocou nela e Pec empurrou para as redes. O atacante, porém, estava em posição irregular. aos 39 minutos, o zagueiro Gilberto cobrou falta forte e Thiago Rodrigues espalmou para escanteio. Aos 42, Weverton arriscou de longe e Luiz Henrique bateu roupa. No minuto 45, Raniel, na meia lua, deu um leve toque por cima para Bruno Nazário. O jogador chutou e Luiz Henrique defendeu. Na sequência, Nenê quase marcou gol olímpico, mas o goleiro impediu.
Etapa final de fortes emoções
O segundo tempo foi de mais equilíbrio entre os dois times, pelo menos em tentativas de ataque. Aos 2, em lançamento na área, Samuel deu um voleio praticamente sem ângulo e quase fez o gol de empate. No minuto 5, Vinícius finalizou de fora, mas a bola passou longe do gol. Aos 7, o zagueiro Ulisses veio caminhando até a área, cruzou para Raniel, que cabeceou e encobriu o goleiro Luiz Henrique. A bola ainda beijou o travessão. Dois minutos depois, o Nova Iguaçu trabalhou bem, próximo da grande área, mas Samuel chutou em cima da zaga. Aos 16 minutos, Matheus Barbosa lançou para Nenê, que correu livre no campo do ataque, deu um belo corte no zagueiro e finalizou de bico. 3x0, golaço e chocolate em São Januário. Três minutos depois, após lançamento do campo de defesa, Gabriel Pec finalizou de primeira, porém um pouco mascado, e Luiz Henrique espalmou.
Aos 25, Nenê cruzou para a área, sem perigo, mas Vinícius vacilou num domínio relativamente tranquilo e Getúlio finalizou de primeira, com o goleiro espalmando. Segundos depois, Andrey respondeu com um chute colocado no travessão. aos 28, Dedé entrou na área e chutou rasteiro. Thiago Rodrigues fez boa defesa. No minuto 37, o Nova Iguaçu fez mais uma boa jogada, agora com Rodrigo Andrade e Dedé, que conseguiu tocar para o meio tirando do goleiro, porém a zaga afastou no momento certo. Aos 38, Andrey fez boa jogada, deu ótimo passe entre a zaga Cruzmaltina para Andrade, que tocou na área e Samuel colocou nas redes: 3x1. Aos 47, em outra jogada de Andrey, o jogador agora tocou no meio para Samuel, que de bico fez o segundo gol do Nova Iguaçu.
FICHA TÉCNICA
VASCO 3 X 2 NOVA IGUAÇU
Local: Estádio São Januário
Gols: Nenê (VAS 18/1T e 16/2T), Raniel (VAS 07/2T) e Samuel (NIG 38/2T e 47/2T)
Cartão amarelo: Gilberto (NIG 05/1T), Matheus Barbosa (VAS 28/1T), Juninho (VAS 13/2T), Vinícius Matheus (NIG 35/2T), Andrezinho (NIG 45/2T) e Luiz Henrique (NIG 51/2T)
Árbitro: Paulo Renato Moreira da Silva
Auxiliares: Carlos Henrique Alves de Lima Filho e Thiago Gomes Magalhães
Vasco: Thiago Rodrigues; Weverton, Ulisses, Anderson Conceição e Edimar; Juninho (MT 30/2T) e Matheus Barbosa (Galarza 21/2T); Gabriel Pec, Bruno Nazário (Jhon Sánchez 30/2T) e Nenê (Isaque 40/2T); Raniel (Getúlio 21/2T).
Nova Iguaçu: Luiz Henrique; Leonardo, Gilberto (Gabriel 38/2T), Andrezinho e Rafinha (Carlos Henrique 00/2T); Vinícius Matheus e Abuda (Vandinho 18/2T); Luã Lúcio (Dedé 18/2T), Andrey e Dieguinho (Rodrigo Andrade 18/2T); Samuel.