No mês do outubro Rosa, de conscientização e alerta das mulheres para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama o estúdio Betto Tattoo esteve circulando em alguns shoppings Cariocas divulgando a campanha e o “Projeto Auto Estima” que atende a mulheres que passaram pelo processo de mastectomia devido ao câncer. A tour começou dia 18 deste mês e visitou os espaços mostrando sua arte da tatuagem e desprendimento em fazer o bem ao próximo.
O processo da mastectomia consiste numa cirurgia de retirada total ou parcial da mama, gânglios linfáticos das axilas. Invasivo e mutilador, traz consequências físicas e emocionais na vida da mulher. O procedimento que Roberto dos Santos, 48 anos ou Beto Tattoo Leblon e sua equipe faz é redesenhar mamilo e aréola gratuito nas mulheres, levando melhorias consideráveis para o bem-estar e sua autoestima.
Aquelas que passaram por tratamento ou se encontram neste processo puderam fazer uma tatuagem gratuita com o símbolo da campanha do “Outubro Rosa” e, ainda podem ser feitos Flashes, que são tattoos menores com um valor cobrado simbolicamente de R$ 50,00 reais para todos que quisessem fazer uma tatuagem. A renda está sendo revertida para o projeto
O trabalho em estúdio no bairro do Leblon acontece há sete anos. De forma gratuita atende mulheres de todo o país com técnicas de colometria (adaptação das cores ao tecido humano) e realismo 3D que proporcionam um resultado extraordinário. “O início do trabalho não foi exatamente com uma mulher com câncer, mas ela quem espalhou a noticia para muitas mulheres se tornando uma grande corrente do bem”, declara o artista.
Roberto trabalha desde aos 14 anos com a arte de “desenhar na pele”. Começou nas ruas com o grafite, curtidor de desenho animado e ilustração, foi um pulo para se desenvolver com a vibe da tatuagem. Hoje contabiliza mais de quinhentas mulheres atendidas vindas de todas as partes do Brasil e tem muitos agendamentos em vista.
Damirys Viana,22 anos e Aylana Assunção, 21 anos, falaram da importância do autoexame da mama e de quando descoberto no começo o tumor aumenta as chances de eficácia. Classificaram a iniciativa muito importante:
“Esse tipo de trabalho traz o conforto e o amparo que a mulher necessita ... deve ser complicado passar por este problema perder essa característica feminina essencial”, frisou Damirys.
Mãe e filha, Katyuscia e Rosangela Nascimento passando em frente ao estande do Beto Tattoo decidiram realizar sua primeira tatuagem juntas (um coração decorado com pequenas flores) ressaltaram que o ato de tatuar e contribuir para o projeto “Auto estima” é um sentimento indescritível.
“Sempre tive vontade de me tatuar, aproveitei a oportunidade e contribui para uma boa ideia”, comentou Katyuscia. Replicaram o discurso de que o ideal é não descuidar da saúde do corpo, e principalmente com as enfermidades que acometem as mulheres, procurar um médico ao menor sinal de anormalidade.
O estúdio itinerante e solidário ainda estará na zona Oeste, no Bangu Shopping, no dia 31 de outubro, de 11:00 as 17:00 na sua última parada durante este mês especial e voltará as atividades no Leblon, onde habitualmente atende.
Bangu Shopping – Rua do Fonseca, 240 – Bangu, Rio de Janeiro – último compromisso
Outros locais que o projeto “Auto Estima” esteve:
Carioca Shopping – Vicente de Carvalho - 18/10
Shopping Boulevard- Andaraí – 19/10
Shopping Nova América – Del Castilho – 20/10
Madureira Shopping –Madureira – 21/10
Shopping Nova Iguaçu – Nova Iguaçu – 24/10
Botafogo Praia Shopping – Botafogo – 26/10
Redes Sociais
https://www.facebook.com/search/top/?q=beto%20tattoo%20leblon