Abraçado a uma linda trilha sonora com “Marinheiro Só”, clássico do folclore brasileiro, o filme ‘“O que é inclusão para você?” provoca interrogação de quem assiste e, principalmente, nunca teve contato através da música com a inclusão social de crianças e jovens de 5 a 17 anos de idade com deficiências, como Síndrome de Down e autismo. Para quem acha que a resposta é um bicho de sete cabeças, a produtora Natalia Simonete, idealizadora e coordenadora do projeto pela Escola de Música da Rocinha - EMR, convida os internautas para uma reflexão sobre o tema ao assistir o minidoc no YouTube da instituição. O lançamento será amanhã (11) no https://www.youtube.com/c/escolademusicadarocinha
Com produção do Núcleo de Acessibilidade da EMR, o documentário tem roteiro e direção de Cleber Araújo (TV Tagarela), morador da maior favela da América Latina. A atração abrange medidas de acessibilidade como janelas de Libras, legendas closed caption e audiodescrição.
O minidoc de 30 minutos destaca a trajetória das aulas presenciais na sede da escola ou online, com os alunos tendo suporte individual e especializado de professores de música formados em pedagogia, psicomotricidade e psiquiatria. As cenas seguem com detalhes no desenvolvimento de todos, acrescentando depoimentos de pais e professores sobre o ótimo resultado do trabalho realizado com pessoas de diferentes perfis e oportunidades desiguais.
Cléber Araújo, enquanto morador da Rocinha, se diz orgulhoso de participar como diretor do documentário, pois conhece de perto a realidade local. Ele, que é jornalista com especialização no tema Cidade, Políticas Urbanas e Movimentos Sociais, sabe do grande significado da iniciativa para as famílias acolhidas pelo o Núcleo de Inclusão e Acessibilidade da Escola de Música da Rocinha.
— Está sendo uma experiência transformadora. Primeiro, pela importância de poder apresentar a Rocinha por outra perspectiva, diferente da qual as pessoas estão acostumadas a ouvir falar sobre a nossa comunidade. Fazer um filme desses é sempre uma chance de mostrar a Rocinha como uma potência cultural, com pessoas talentosas. Outro ponto é a relevância desse projeto para a comunidade, por se tratar de um núcleo para atender crianças e jovens com deficiência.
O filme apresenta a conclusão do primeiro ano do projeto e marca o trabalho, que inclui 32 alunos. Não é de hoje que a EMR vem abrindo espaço em sua grade de cursos para a inclusão social, mas agora o trabalho se estende ao Morro do Vidigal, Favela da Muzema e adjacências como contribuição para a nova partida de 2022.
Sobre a Escola de Música da Rocinha
A EMR tem a chancela da UNESCO e é registrada no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Desde 2019 dá apoio especializado a alunos com deficiência intelectual, como síndrome de Down e autismo, buscando a socialização e a melhoria do aprendizado deles na escola regular por meio do Ensino da Música.
Fundada em 1994 pelo professor de música alemão Hans Koch, a Escola de Música da Rocinha dedica-se ao trabalho de desenvolvimento social através da música há mais de 28 anos. Desde então, já ensinou música para milhares de crianças e jovens da Rocinha e hoje tem 250 alunos matriculados. Em 2004 se transferiu para o 17º andar do Centro Municipal de Cidadania Rinaldo De Lamare, ampliando seu atendimento para crianças e jovens do Vidigal, Parque da Cidade e Vila Canoas. Além da sede, a escola possui outros três polos: na Biblioteca Parque da Rocinha – C4, na Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem e na Muzema.
Serviço:
Lançamento do filme minidoc “O que é inclusão para você?”
Dia 11/2, sexta-feira
YouTube EMR
https://www.youtube.com/c/escolademusicadarocinha
Roteiro do documentário: Cleber Araujo e Lucas Moratelli/ Direção do documentário: Cleber Araújo/ Câmera: Glauber Onofre e Arley Macedo/ Imagens de Apoio: Flávio Carvalho/ Produção: Robson Melo/ Pesquisa: Cleber Araújo/ Edição e Motion Design: Lucas Moratelli/ Acessibilidade: CPL – Soluções em Acessibilidade/ Trilha Sonora: “Marinheiro Só” / Intérprete: Juliana Barbosa da Silva, Coral Infantojuvenil da EMR/ Preparação vocal: Valéria Correia
Duração: 30 minutos
Classificação: livre
FOTOS: John Braga