A Associação Brasileira de Quiropraxia (ABQ) divulgou a abertura do curso de Quiropraxia na universidade Gama. A profissão, da área da Saúde de atendimento primário, é especializada na saúde da coluna vertebral, lidando com o diagnóstico, tratamento e prevenção de problemas neuro-músculo-esqueléticos, ou seja, nervos, tendões, músculos e ossos. Esse é o primeiro Bachalerado do curso no Rio de Janeiro. O Curso foi elaborado segundo as diretrizes da OMS para educação em Quiropraxia e tem 4195 horas e duração de 4 anos e meio.
No Brasil, a quiropraxia começou a se desenvolver em 1992 com a criação da ABQ (Associação Brasileira de Quiropraxia), reconhecida e filiada pela Federação Mundial de Quiropraxia (WFC).
O Coordenador do Bacharel em Quiropraxia na UNIGAMA, Paulo Gomes de Oliveira Neto, disse como é o procedimento para a pessoa fazer a quiropraxia.
"A avaliação específica é feito após uma entrevista e exame clínico minucioso, que inclui análise postural, a realização de testes ortopédicos e neurológicos e palpação cuidadosa de articulações, músculos e outras estruturas afetadas. Caso sejam necessários exames complementares como radiografia, tomografia e ressonância magnética, esses serão solicitados. Estes dados são fundamentais para o tratamento apropriado." - explicou Paulo.
Atualmente existem outras três Universidades no Brasil que possuem o curso em sua grade, a Universidade Anhembi Morumbi em São Paulo, a Universidade Feevale em Novo Hamburgo/RS e a UCEFF em Chapecó/SC.
"Como a profissão ainda é considerada como “nova” no país, o campo de trabalho é amplo, muitas cidades e estados ainda não possuem profissionais graduados em quiropraxia." - concluiu o coordenador.