O Governo do Estado, por meio do programa Cidade Integrada, realizou o terceiro fim de semana consecutivo de ações do “RJ para Todos + Serviços”, nas comunidades do Jacarezinho, na Zona Norte, e da Muzema, na Zona Oeste do Rio. Neste sábado (12), as crianças foram as protagonistas do evento. Na Muzema, o ponto alto foi a vacinação infantil contra a Covid-19. Foi montado um ambiente lúdico na quadra da comunidade, com brinquedos, contação de histórias, lanches e muitas atividades para divertir os pequenos que foram levados pelos pais para se imunizar. O ambiente era de uma grande festa, com direito a música e muita emoção.
A manicure Lilian Costa Vieira, de 27 anos, esperou muito por esse dia para vacinar a filha Pérola (foto acima), de 6 anos. Lilian já teve Covid e se sente mais segura após a vacinação.
- A vacinação é muito importante para proteger nossas crianças. Agora fico mais tranquila para a minha filha frequentar a escola e brincar com outras crianças. Essa ação aqui na comunidade é muito boa para nós, mães, que trabalhamos e não conseguimos levar as crianças para vacinar dia de semana – disse.
A dona de Casa Joana Miranda, de 45 anos, estava aliviada por ter vacinado o filho Jorge Felipe, de 5 anos.
- Tenho certeza que com a vacina meu filho está protegido. Lá em casa todos nós já estávamos imunizados e finalmente hoje chegou o dia dele. Além da vacina, gostei muito desse projeto proporcionar brincadeiras para as crianças, ele está se divertindo muito – afirmou.
Além de um dia especial para a garotada, o “RJ para Todos + Serviços” também promoveu ações importantes para os adultos, como emissão de carteira de identidade e expedição da carteira de trabalho digital. O banco de empregos do Sine recebeu candidatos para vagas de emprego, houve atendimento odontológico, além de serviços de beleza, como cabelereiro e massagem.
A babá Rosélia da Silva Lima levou a filha Débora, de 6 anos, para cuidar da saúde bucal e gostou da experiência.
- A Débora passou flúor nos dentes pela primeira vez, foi uma experiência maravilhosa. O atendimento foi ótimo, e esses serviços oferecidos pelo Governo do Estado são muito importantes para os moradores aqui da comunidade. Muita gente não tem oportunidade de sair daqui para procurar dentista em outro lugar e é fundamental cuidar da saúde das crianças – ressaltou.
No Jacarezinho também foi um dia especial para os pequenos. Na Biblioteca Parque de Manguinhos teve contação de histórias, além de outros entretenimentos.
- A gente praticamente passou dois anos fechados e com medo por conta dessa questão sanitária. Agora, com a vacinação, há a possibilidade desse reencontro. A Biblioteca Parque do Governo do Estado é um ótimo lugar pra gente se encontrar, ouvir histórias, ter acesso de novo aos livros e aos contadores de histórias. É um prazer enorme estar nessa ação de dobradinha do Sesc com o Governo do Estado, da gente estar aqui reencontrando a comunidade e as crianças – disse o artista visual Warley Goulart, do grupo "Os Tapetes Contadores de Histórias".
Unidade do Detran
Na Quadra do Mosquito, no Jacarezinho, teve pinturas, brincadeiras e música. Uma unidade do Detran foi improvisada na comunidade. A pequena Maria Eduarda Gomes Pedro, de apenas 7 anos, já sabe a importância de se tirar a identidade.
- Ah, eu me senti muito importante e feliz por estar tirando esse documento e poder estudar – conta Maria Eduarda, que precisava do RG para se matricular na escola.
O governador Cláudio Castro se orgulhou de levar a tanta gente dignidade e alegria com as ações sociais do Cidade Integrada.
- O Estado está mais uma vez dentro das comunidades do Jacarezinho e da Muzema cumprindo o seu papel de fazer a diferença na vida dessas pessoas. É uma alegria saber que estamos levando dignidade por meio da emissão da identidade, da carteira de trabalho, da habilitação para o casamento, da regularização fundiária, entre outras atividades que impactam de forma positiva a realidade dos moradores – ressaltou o governador, que ainda expressou a alegria em ver a criançada se divertindo, além de receber a vacina contra a Covid-19 e tratamento odontológico.
Representantes do Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro (Iterj), responsável pelo processo de regularização fundiária, também marcaram presença na região.
O ajudante geral de condomínio Aparecido França Neri, de 51 anos, vive há sete anos na Muzema e agora acredita que seu sonho de moradia finalmente vai se tornar realidade.
- A pessoa que mora aqui não se sente segura, e essa regularização nos dá uma tranquilidade. Estou muito feliz em poder regularizar minha casa, pois quero trazer minha filha de 17 anos para morar comigo. Ela vive no Paraná, e, com esse documento, eu me sinto mais seguro para trazê-la - explicou.
Para a dona de casa Angela de Azevedo, o cadastro no Iterj é mais do que ter uma moradia reconhecida, é passar a existir.
- Nunca tive um comprovante de residência e agora vou ter um imóvel no meu nome, e isso é muito importante. A residência estar registrada facilita a nossa vida, até para comprar alguma coisa, pra tudo se pede o endereço onde você mora e agora eu moro em algum lugar que vai passar a existir. Eu estou muito feliz. Eu esperava isso há muitos anos, passei a minha infância esperando por isso acontecer e agora, com o Cidade Integrada, eu vejo o sonho se realizar. Graças a Deus e ao Governo do Estado – disse.