Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Covid-19

Damaris tem cinco dias para responder sobre pressões contra vacinação infantil

Supremo aponta manipulação pelo ministério do Disque 100, canal de denúncia de violação dos Direitos Humanos


Vacinação infantil contra a Covid-19 não pode sofrer constrangimentos ou pressões burocráticas, de acordo com decisão do Supremo Tribunal Federal. Foto: Agência Brasil

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o Ministério de Estado da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) apresente, em até cinco dias, informações sobre as mudanças promovidas no funcionamento do Disque Direitos Humanos (Disque 100), canal de denúncia do órgão. O objetivo é analisar o pedido de liminar na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 942.

Identidade de gênero e orientação sexual são abordadas de forma a confrontar STF

Na ação, a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Saúde (CNTS) sustentam que o canal tem sido meio recorrente de enfrentamento às posições do STF em temas como vacinação, identidade de gênero e orientação sexual. As mudanças nos protocolos de atendimento, segundo argumentam, caracterizariam desvio de finalidade.

Um dos pontos questionados é a Nota Técnica 1/2022 do MMFDH, que estabeleceu que a exigência de certificado de vacina para acesso a determinados locais ou serviços e à escola constitui violação de direitos humanos, passível de denúncia.

Após informações do ministério, o advogado-geral da União e o procurador-geral da República devem se manifestar no prazo de cinco dias.

Supremo Tribunal Federal

Vacinação infantil Covid-19 Disque 100 Nota Técnica MMFDH Ministério da Mulher Família e Direitos Humanos denúncias de violação

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!