Agentes da Delegacia de Combate às Drogas (DCOD) prenderam, nesta quarta-feira (27), na Rodoviária Novo Rio, no Santo Cristo, Zona Portuária do Rio, Carlos Alexandre Lucas, conhecido como Tinésio. Ele é apontado como líder da facção criminosa paulista Primeiro Comando da Capital (PCC) no Rio.
De acordo com os policiais, Tinésio já vinha sendo monitorado há vários meses e tinha envolvimento com traficantes do Complexo da Maré, que engloba a Vila do Pinheiro; Baixa do Sapateiro; Vila do João; Morro do Timbau; Salsa & Merengue e Conjunto Esperança, na Zona Norte da capital.
A DCOD vinha investigando a aliança entre as organizações criminosas de São Paulo e do Rio, e constatou que Carlos era o elemento de ligação entre ambas e facilitava, entre outras coisas, a aquisição de armas e drogas, além de ser o responsável pelos integrantes do PCC em liberdade no Rio de Janeiro.
A prisão ocorreu no momento em que Carlos Alexandre aguardava Jenifer de Souza Lima que chegava de Minas Gerais e trazia para ele cinco quilos de pasta base de cocaína. As investigações da DCOD continuam.