TOPO - PRINCIPAL 1190X148

FIFA pede explicações à CBF por interferência do Superior Tribunal de Justiça na entidade

STJ decidiu que diretor mais velho da CBF assumisse cargo de presidente para coordenar novo processo eleitoral

Por Portal Eu, Rio! em 01/03/2022 às 11:50:24

Foto: Lucas Figueiredo/CBF

A FIFA enviou nesta segunda-feira (28) um pedido de explicações à CBF (Confederação Brasileira de Futebol) para enviar "uma explicação jurídica detalhada" da decisão monocrática do presidente do STJ (Superior Tribunal de Justiça), Humberto Martins. A decisão foi que o diretor mais velho da CBF assumisse o cargo de presidente para coordenar o novo processo eleitoral

A decisão, no entanto, acabou sendo suspensa por um acordo entre a CBF e o Ministério Público do Rio de Janeiro, mas a interferência acabou ligando o alerta da FIFA. Na carta enviada nesta segunda-feira (28) à CBF, a FIFA deixou explícito que as associações filiadas “são obrigadas a administrar seus negócios de forma independente e sem influência indevida de terceiros” e que "qualquer violação dessas obrigações pode levar a possíveis sanções, conforme previsto nos Estatutos da Fifa".

As possíveis punições são a suspensão de times brasileiros em competições internacionais e até a exclusão do país da Copa do Mundo. Na última semana, a FIFA suspendeu as federações de Quênia e Zimbábue por interferência do governo nas suas entidades.

Recentemente, o presidente interino da CBF, Ednaldo Rodrigues, se encontrou com o presidente da FIFA, Gianni Infantino, no Mundial de Clubes, em Abu Dhabi. O pedido da FIFA será pauta de conversas entre Rodrigues e Alejandro Dominguez, presidente da CONMEBOL.

A CBF convocou uma assembleia geral para o dia 7 de março. A ideia é elaborar novas regras eleitorais para a entidade. Dessa forma, uma nova eleição deve ser feita e Ednaldo Rodrigues é favorito para vencer.

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.