Uma ação de ordenamento integrada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) encontrou, nesta quinta-feira (1), diversas irregularidades em três bares e restaurantes da Praça Mauá, no Centro do Rio. Além disso, o comércio ambulante e o estacionamento também foram fiscalizados.
A força-tarefa de 30 agentes de órgãos municipais e da Polícia Militar multou cinco veículos e removeu um carro por estacionamento irregular. Também foram retidos dois botijões de gás pequenos com ambulantes na Rua Sacadura Cabral, além de bebidas destiladas.
A Vigilância Sanitária interditou um estabelecimento por ausência de licenciamento sanitário, falta de higiene e alimentos sem identificação. No local, foram inutilizados 40 quilos de alimentos industrializados. Outro bar foi parcialmente interditado por irregularidades encontradas na cozinha do terceiro piso, e um terceiro recebeu notificação por falta de asseio.
Os mesmos estabelecimentos foram notificados pela Coordenadoria de Licenciamento e Fiscalização (CLF), da Secretaria Municipal de Fazenda, por outras irregularidades, como uso de placas de publicidade, uso de caixa de som, excesso de mesas e cadeiras, inclusive na calçada, e ausência da atividade de restaurante no alvará.
Além da CLF e da Subsecretaria de Vigilância, Fiscalização Sanitária e Controle de Zoonoses (Subvisa), integraram a operação a Guarda Municipal, a Coordenadoria de Fiscalização de Estacionamentos e Reboques (Cfer), a Coordenadoria de Controle Urbano (CCU), ligada à Fazenda, e a Comlurb.