Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Finados

Missas, homenagens aos PMs mortos e eventos culturais marcam a data comemorativa

Arcebispo do Rio, Cardeal Orani Tempesta, abençoa cemitério sustentável e frisa importância dos campos santos


Foto: Fábio Costa

Atos religiosos, manifestos e atividades culturais marcaram as homenagens do Dia de Finados nesta sexta-feira (2/11), nos cemitérios do Rio de Janeiro. Mais de 1,5 milhão de visitantes passaram pelos campos santos, onde deixaram flores nos túmulos e participaram das ações especiais em torno da data. O arcebispo do Rio de Janeiro, cardeal Orani Tempesta, deu a sua primeira benção no Crematório e Cemitério da Penitência, no bairro do Caju, na Zona Portuária. O religioso participou de uma cerimônia de apresentação dos novos modelos sustentáveis de velório do complexo cemiterial do grupo, seguindo mais tarde para o Cemitério de Santa Cruz, na Zona Oeste, onde celebrou uma missa.

No Jardim da Saudade, em Sulacap, um manifesto marcou a data comemorativa, com a inauguração do “Monumento em memória dos policiais que Perderam suas vidas no Rio de Janeiro”. Este ano, 83 policiais foram assassinados, contra 134 mortes registradas em 2017. Cerca de 20 mil pessoas visitaram o lugar, que teve na sua programação especial uma exposição “In Memoriam”, com fotos e histórias de PMs mortos.  

Um dos maiores cemitérios do estado, o São Francisco Xavier, no Caju, recebeu cerca de 150 mil pessoas. Na Zona Sul do Rio, o cemitério São João Batista teve um público estimado em 800 mil visitantes, especialmente fãs de personalidades famosas sepultadas no local, como Cazuza, Carmem Miranda, Oscar Niemeyer, Tom Jobim e Clara Nunes. Os campos santos da prefeitura do Rio contabilizaram uma média global de 350 mil visitantes, nas sete unidades cemiteriais.

“Foi emocionante perceber a reação do público presente no cerimonial da capela do Cemitério da Penitência durante as homenagens que foram preparadas de forma tão especial para os entes queridos. E mais a benção do Dom Orani, foi muito emocionante”, disse Daniela Mantovanelli, coordenadora-Geral de Cemitérios e Serviços da Prefeitura do Rio.

Segundo a coordenadora, no Jardim da Saudade de Sulacap, a programação não ficou para trás no clima de emoção. “Foi uma simbologia e aconchego [a homenagem] para estas famílias [de PMs mortos] para dizer o quanto nos importamos com elas. O recado foi dado, que estas famílias estão sendo valorizadas e as suas dores, especialmente, sendo tratada de forma carinhosa e com dignidade”, destacou Mantovanelli.

O esquema especial montado pela Guarda Municipal, com 273 posicionados no entorno dos 19 cemitérios da cidade, que teve início na última quinta (1º ), vai até a tarde deste sábado (3).

Cardeal Orani Tempesta: ‘a vida não acaba nos cemitérios´

Enquanto caminhava pelas alamedas do Crematório e Cemitério da Penitência, cercado por fieis e pela sua equipe, o arcebispo do Rio, cardeal Orani Tempesta, comentou sobre a importância dos campos santos. “Pedimos a Deus que estes locais demonstrem a dignidade da pessoa humana e o acolhimento da família, que no momento da partida é tomada pela dor, saudade e sofrimento. Que possa dispor deste conforto, ao mesmo tempo, esperança e confiança”, disse o religioso, se referindo às novas instalações do cemitério vertical da Penitência.

Tempesta afirmou ainda que a vida não termina em um cemitério e reforçou os campos santos como lugares sagrados. Já sobre o Dia de Finados, o cardeal frisou: “lembra que a nossa vida é finita aqui neste mundo, que temos que aproveitar cada instante para fazer o bem, ajudar os outros, para quando terminar a nossa vida aqui, possamos contemplar a Deus, assim como os nosso irmãos que partiram”.

Os visitantes que chegaram na parte da manhã no Crematório e Cemitério da Penitência puderam conferir uma apresentação do Sexteto da Orquestra da Maré e a campanha “Pelo que você é grato”?, que reservou em um grande painel espaço para as pessoas deixarem mensagens de gratidão. Durante todo o dia, cerca de 9 mil pessoas passaram pelo lugar, que desde a última quarta (31) vem realizando ações em torno da data, para cerca de 30 mil visitantes, nos três dias.   

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!