TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Projeto Fases é lançado na Biblioteca Parque Estadual, no Centro do Rio

A iniciativa vai atender 250 escolas públicas em 50 cidades do estado.

Por Portal Eu, Rio! em 10/03/2022 às 06:00:00

Cerca de 30 alunos da Escola Municipal Hermínia Caldas, em Duque de Caxias, assistiram à peça "UPA - Uma Aventura Cósmica". Foto: Divulgação

O Projeto Formação, Arte e Sustentabilidade nas Escolas (Projeto Fases) foi lançado nesta semana, na Biblioteca Parque Estadual, no Centro da capital fluminense. A iniciativa se estende ao longo de todo mês de março e vai atender 250 escolas públicas em 50 cidades do estado. O programa foi idealizado pela produtora Universus e conta com patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e da distribuidora de energia Enel Rio.

Com base em uma metodologia que une cultura, educação, meio ambiente e acessibilidade, o Projeto Fases conta com três eixos de execução: seminário on-line para professores, circulação teatral nas escolas e distribuição de livro temático para alunos e educadores.

- Por meio da Lei de Incentivo à Cultura, podemos permitir que o Estado incentive e democratize a cultura em todo o território fluminense. O Projeto Fases tem exatamente este conceito e propósito. Ele contribui para a retomada das atividades escolares, motivando os professores a trabalharem uma temática tão importante atualmente como a educação ambiental - ressaltou a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros, durante o evento, na segunda-feira, dia 7.

Para a diretora-geral do projeto, Priscylla Mesquita, a articulação entre poder público, iniciativa privada e sociedade civil são fundamentais para a efetivação de políticas que integrem educação, cultura e meio ambiente.

- Quando os esforços se unem na mesma direção, os resultados são as mudanças que tanto almejamos - destaca Mesquita.

Diretora artística e pedagógica do projeto, Flávia Fernandes complementa:

- A cultura tem o poder de transformar a visão de mundo de uma sociedade. Atrelada à educação ambiental, torna-se ferramenta potente e necessária aos tempos em que vivemos - conclui.

Durante o encerramento do evento, cerca de 30 alunos da Escola Municipal Hermínia Caldas, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, assistiram à peça "UPA - Uma Aventura Cósmica", por intermédio da Escola da Cultura. A apresentação teatral, que faz parte de um dos eixos do Programa Fases, vai circular por outras cinco cidades do Rio de Janeiro: Duque de Caxias, Magé, Silva Jardim, Rio das Ostras e Quissamã.

A cerimônia de lançamento ainda contou com participação do gerente de sustentabilidade da Enel, Leonardo Soares, e de secretários de Cultura e de Educação de municípios participantes do programa.

Para mais informações, o projeto disponibiliza o site oficial pelo seguinte link: www.projetofases.com.br.

Distribuição de livros

O livro "Eu, você, o mundo: As 3 Ecologias no Ambiente Escolar", de Flávia Fernandes, é uma publicação especialmente desenvolvida pelo projeto para distribuição gratuita nas 250 escolas atendidas. Além dos 1.500 exemplares físicos, será disponibilizada uma versão em e-book no site oficial. O livro apresenta uma metodologia para o exercício prático da educação ambiental na escola e em outros ambientes educativos.

Seminário on-line

O seminário FASES para professores ocorre de 28/03 a 01/04. Gratuito, on-line e aberto para professores de todos os níveis de ensino, o seminário será composto por palestras, rodas de conversa com pesquisadores, professores e gestores da educação e da cultura, além de oficinas de formação em educação ambiental. Serão também homenageados educadores com práticas inovadoras na área da educação ambiental.

As inscrições ficam disponíveis no site www.projetofases.com.br entre 09 e 22 de março. No dia 25/03 será realizada a divulgação dos 150 selecionados e, entre os dias 28/03 e 01/04, acontece a realização do seminário pelo Youtube, através do @projetofases. O público-alvo são professores da rede pública de ensino.

Teatro nas escolas

Após a estreia em capital fluminense durante o lançamento do projeto FASES, o espetáculo "UPA - Uma Aventura Cósmica" vai circular por cinco cidades do Rio de Janeiro, em um total de 17 apresentações acessíveis em Libras, por escolas de Duque de Caxias, Magé, Silva Jardim, Rio das Ostras e Quissamã.

A peça teatral se passa em uma Unidade Planetária de Atendimento (UPA), um pronto-socorro para estrelas, cometas e planetas, onde trabalham a sábia estrela anciã, Dr Salud, e seus assistentes Celeste e Salvador. Em um dia aparente de folga, os três são surpreendidos com a chegada de uma paciente inesperada, a Terra. Nesta aventura cósmica, Dr Salud, Celeste e Salvador são convidados a conhecer mais sobre o nosso planeta. Flávia Fernandes assina o texto e direção do espetáculo com o jornalista e escritor Thiago Andrade.




POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.