Acabou na sexta-feira (22) a Campanha de Vacinação contra a gripe em no Estado do Rio de Janeiro. O grupo de maior cobertura foi o dos indígenas que atingiu 136%, seguido dos professores, que alcançou 85%. Na terceira posição no ranking de imunização contra a gripe ficaram as mulheres com até 45 dias após o parto (82%) e 75% dos trabalhadores da área de saúde. O menor percentual foi atingido pelas crianças (42%). Por determinação do Ministério da Saúde a vacinação contra a gripe será estendida até o fim das doses disponíveis nos postos do Estado.
A partir de agora a imunização vai atingir um maior número de pessoas, porque as doses passaram a ser liberadas para idosos acima de 60 anos, crianças com idade entre 6 meses e menores de 5 anos, além de portadores de doenças crônicas.
De janeiro a 21 de junho deste ano, foram notificados 621 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave ( SRAG) no estado, sendo 23 deles pelo vírus H1N1 e 24 provocados pelo H3N2. No mesmo período 67 pacientes morreram em decorrência da SRAG , 4 por H1N1 e 4 por H3N2.
A subsecretária de Vigilância em Saúde, Claudia Mello, alerta que o inverno é a época do ano mais propensa à circulação do vírus da gripe. Para evitar que as pessoas sejam atingidas é que a secretaria orienta que a população se dirija aos postos e seja imunizada.