O verão é uma estação marcada pelas altas temperaturas. As pessoas sofrem muito com o calor nessa época do ano e, com os pets, não é diferente.
Os bichinhos também sentem muito calor, principalmente gatos e cachorros que tem pelos longos.
"Devemos ficar bem atentos para não deixar o cão ou o gatinho passar mal com as altas temperaturas. Nesse caso, a tosa é bem recomendada. Só antes de decidir é preciso saber os cuidados necessários para tosar o pet", afirma Marcelle Andrade, tosadora de cães e gatos, e especialista em estética em felinos.
"Todas as raças de cachorros podem ser tosadas, desde que respeitadas as suas particularidades. O pelo do animal tem uma finalidade importante para a regulação da temperatura corporal, proteção da pele e até para o reconhecimento e a reprodução da espécie. Antes de tomar uma decisão, pesquise sobre a raça do seu pet", aconselha Marcelle.
A tosa higiênica é aquela feita na barriga, patas e regiões “íntimas”. É ótima opção para dar uma refrescada nos cães.
Outra alternativa é uma tosa completa, com uma lâmina mais baixa, para que possam se sentir mais confortáveis na estação mais quente do ano.
A Pet Shop Fanykito, localizada em Vila Valqueire, registra todos os anos aumento considerável de banhos e tosas no Verão.
"Nesses quatro meses de Verão o movimento aqui aumenta aproximadamente 30%, comparando com outros meses do ano. Em janeiro fizemos 32 banhos em gatos e 740 em cães", revela Flávia Boechat, gerente da Pet Shop.
Os cães como, Spitz Alemão e chowchow são exemplos de animais que apresentam uma "pelagem dupla".
Essas duas pelagens tem uma função especial: combinadas, criam uma espécie de camada de ar que protegem o animal do calor e do frio extremos.
Esta proteção promove a manutenção térmica e, por isso, os tutores destes animais devem evitar tosá-los por completo.
Agora, se optarem por tosar o pet, devem garantir a proteção adequada no calor e no frio.
Isso porque eles ficam mais expostos, não poderão tomar sol quando estiverem tosados e nem ficar ao relento durante as horas mais frias.
"Lembrando todas essas orientações para cães também valem para os gatinhos. Precisamos refrescar nossos pets no Verão", conclui Marcelle.