Uma reunião entre lideranças da facção criminosa Comando Vermelho (CV) motivou a operação policial desencadeada na madrugada desta terça-feira (6) no Complexo de Favelas da Maré, na Zona Norte do Rio, que deixou ao menos oito pessoas baleadas. A PM não informou o número total de mortos sob alegação de que a maioria das vítimas fora socorrida por populares e se encontra em diversos hospitais. Informações da Redes da Maré dão conta de que houve quatro mortos.
A operação deflagrada pelo Comando de Operações Especiais (COE) começou por volta da meia-noite no Parque União e Nova Holanda. Ela teve por objetivo intervir numa ampla reunião de criminosos, seguindo informações levantadas e confirmadas pelo Setor de Inteligência da Corporação. O encontro reuniu integrantes do CV da capital e de outros municípios.
A PM esclareceu que a Divisão de Homicídios da Polícia Civil está acompanhando os desdobramentos da operação, levantando identificação, qualificação e as circunstâncias dos feridos por projétil de arma de fogo (PAF). Sobre Willian Figueira de Oliveira, cujo corpo foi deixado sobre um carrinho de transporte de carga e que, segundo moradores, seria professor de física, as primeiras informações dão conta de que já respondeu por porte ilegal de arma de uso restrito..
O COE mobilizou o Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), o Batalhão de Policia de Choque (BPChq) e o Batalhão de Ações com Cães (BAC).
Como se tratava de uma situação emergencial, visando a garantia da ordem .e a segurança de moradores, não houve qualquer descumprimento de decisões do Poder Judiciário e da própria Secretaria de Estado de Segurança, que estabelecem normas para operações policiais no Complexo da Maré. Entre essas normas, consta a proibição de cumprimento de mandados de busca e apreensão em residências durante a madrugada, o que foi rigorosamente cumprido.
Até o meio-dia, a corporação informou ter ocorrido os seguintes fatos no conjunto de favelas:
1) Equipe do BOPE, quando em operação às 00:35h na comunidade Nova Holanda, foi recebida por disparos de arma de fogo ao chegar à Rua Teixeira Ribeiro, iniciando um confronto. Após a troca de tiros, um criminoso foi localizado ferido portando uma pistola calibre 9 mm com dois carregadores. O ferido foi socorrido e levado ao Hospital Geral de Bonsucesso.
2) Uma segunda equipe do BOPE, em operação em outra área da Nova Holanda, foi recebida a disparos de arma de fogo ao acessar a comunidade nas proximidades do 22º BPM. Após o confronto e a estabilização do terreno, os policiais vasculharam o local.
3) Equipe do BPChq, em operação na comunidade do Parque União, teve a atenção voltada para dois suspeitos numa motocicleta. Ambos foram presos portando uma sacola com pó branco aparentando ser cocaína. A motocicleta foi apreendida.
4) Outra equipe BPChq, também no Parque União, recuperou veículos que constavam como roubados.
5) Com auxílio de cães farejadores, equipes do BAC realizaram operações nas duas comunidades. Ao todo, foram apreendidos mais de 300 quilos de droga em tabletes.
6) GAT (Grupamento de Ações Táticas) do 22º BPM, durante patrulhamento no entorno das comunidades, abordou dois suspeitos. Um deles foi identificado como Alex Sandro Alexandre dos Santos, vulgo Ratinho, que é responsável por roubo de cargas na comunidade e possui oito anotações criminais, tendo sido condenado a sete anos de reclusão em regime fechado.
Além dos 300 quilos de drogas, foram apreendidos também uma pistola taurus 9mm, um fuzil Airsoft AK 47, dois canos para fuzil FAL calibre 762, uma luneta, um colete balístico, uma granada e nove veículos (três carros e nove motocicletas)