Com a flexibilização do seguimento de turismo, o Rio vem sofrendo com os crimes cibernéticos que atrapalham o desenvolvimento das ações de pousadas e hotéis que buscam, nas redes sociais, aproximar seus clientes das suas redes. A Pousada do Preto, na Ilha Grande, já sofreu pelo menos cinco tentativas de golpes em seu Instagram.
Os crimes acontecem da seguinte forma: uma página falsa entra em contato com algum usuário informando que há uma promoção disponível. Após o cliente aceitar, é encaminhado um link para participar desta campanha. Só que, o que era para ser algo positivo, se torna em uma grande dor de cabeça. Este link, na verdade, é uma fraude que os criminosos aproveitam para entrar em seu celular e, assim, roubar seus dados bancários, informações pessoais e manter contato com seus familiares pedindo dinheiro.
Segundo Roberta Nakamashi, gerente da Pousada do Preto, alguns clientes já caíram no golpe.
“Sei de várias pousadas e hotéis que estiveram o mesmo problema. Isso é inadmissível. Tenho que parar o meu trabalho para explicar que isso é um golpe, realizamos posts informativos e colocamos nosso telefone com zap à disposição para dúvidas", afirma a gestora da pousada, que fica na Enseada do Bananal.
O que fazer se a vítima for você?
Lemuel Gonçalves, especialista em estratégia em redes sociais analisa:
"A pandemia acelerou o processo de digitalização, o que não foi diferente no setor de turismo. Além disso, o próprio cliente passou a optar por canais digitais de contato direto com os empresários do ramo”, diz.
Algumas dicas básicas são fundamentais para não cair nesse tipo de golpe. É normal os consumidores buscarem ofertas e bons preços. Porém, desconfie de produtos, promoções ou serviços com preços muito abaixo do mercado.
"Outra forma simples é verificar há quanto tempo existe o perfil e quantos seguidores ele tem. Tendo alguma dúvida, entre em contato com o estabelecimento", explica Lemuel.