As forças militares do estado realizaram, nesta quarta (07/11,) uma ação para desativar as bases das UPPs da Coroa, do Fallet-Fogueteiro e São Carlos no centro do Rio.Cerca de mil homens das Forças Armadas e 280 policiais militares foram mobilizados para a retirada das bases das Unidades de Polícia Pacificadora. O Comando de Intervenção justifica que esses locais ofereciam risco aos policiais, já que sua estrutura não era blindada.
O efetivo policial que atuava nessas UPPs foi transferido para o 5º Batalhão da Polícia Militar do Centro. No projeto de restruturação, está previsto a instalação de uma companhia destacada, subordinada ao 5º Batalhão, que atuará nessas comunidades.
Nesta manhã, várias barricadas foram retiradas das ruas ao redor, e moradores que subiam e desciam a pé ou em veículos eram revistados pelas forças militares. Os moradores denunciam que, na parte da tarde, ocorreu uma intensa troca de tiros nessas localidades.
Neste ano, passaram pelo processo de realinhamento cerca de sete UPPs: Vila Kennedy, Batan, Mangueirinha, Cidade de Deus, Camarista Méier, São Carlos, Fallet-Fogueteiro e Coroa.
Segundo a Secretaria Estadual de Segurança, 13 UPPs devem ser fechadas e transformadas em companhias destacadas até o fim do ano. A proposta é que parte dos policiais sejam deslocados para outras áreas do estado.