TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Servidores dão abraço ao Ministério do Trabalho em defesa do órgão

Ato aconteceu nesta quinta em Brasília

Por Alexandra Silva em 08/11/2018 às 20:31:40

Servidores protestaram contra o fim do Ministério do Trabalho. Foto: Reprodução/Redes Sociais

Mais de cem servidores do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) deram um abraço coletivo no prédio em Brasília, na tarde nesta quinta-feira (08), em defesa da pasta que após o anúncio do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) pode perder o status de ministério e ser incorporado a um outro órgão, ainda não definido. O protesto que durou 10 minutos interrompeu o fluxo de veículos na área central da capital federal.

Em vídeos publicados nas redes sociais do MTE, servidores questionaram a decisão de Jair Bolsonaro, alegando que o ministério é um órgão fundamental para a garantir os direitos dos trabalhadores e combater crimes, como  trabalho escravo.

Sindicatos repudiam decisão

Após o anúncio de Jair Bolsonaro, centrais sindicais também se manifestaram contra a decisão. A Força Sindical publicou nota em sua página:

“Não podemos nos calar diante da divulgação, por parte dos meios de comunicação, sobre a intenção do governo eleito de fundir o Ministério do Trabalho e Emprego com o Ministério do Comércio e Indústria. Entendemos a importância do Ministério do Trabalho e Emprego como órgão fiscalizador e como força atuante no equilíbrio das relações entre capital e trabalho. Vale destacar que as demandas dialogadas de forma plenamente democrática, com importante atuação deste Ministério, contribuíram significativamente para o avanço das relações de trabalho”, assinaram Miguel Torres, Presidente da Força Sindical e João Carlos Gonçalves Secretário-geral da Força Sindical.

Outra entidade que se manifestou foi Central Única dos Trabalhadores (CUT). “Em um País com quase 13 milhões de desempregados e 43% dos trabalhadores e trabalhadoras na informalidade, a única razão para tal medida é a perseguição à classe trabalhadora e às instituições que a representam”, declarou Vagner Freitas, Presidente Nacional da CUT.

O Ministério do Trabalho é um dos mais antigos do país, criado no governo de Getúlio Vargas, criado em 1930 e completa no dia 26 de novembro, 88 anos.

 


POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.