De 09 a 13 de novembro, no Rio de Janeiro, vai rolar o Multiciade – Festival Internacional de Mulheres nas Artes Cênicas, em vários espaços culturais da cidade. O festival reúne artistas do Brasil, Alemanha, Dinamarca, Reino Unido e França. Com o foco na produção teatral contemporânea e multimídia, a programação oferece ao público, uma variada programação de espetáculos, performances, instalações, concerto teatral, exposição fotográfica, mostra de vídeos, demonstração de trabalhos, falas temáticas e oficinas gratuitas. A intenção é refletir sobre o fazer artístico e o posicionamento da mulher na sociedade contemporânea, além de possibilitar o intercâmbio entre as artistas. Serão apresentados diversos trabalhos de artistas engajadas na ampliação de espaços sociais de atuação da mulher.
“Nesta 2ª edição, onde as práticas artísticas serão compartilhadas, trouxemos as falas temáticas como importantes pilares de integração, acolhimento e fortalecimento. O silêncio de uma mulher traficada será rompido. A proposta é a de um Festival Internacional de Mulheres nas Artes Cênicas inclusivo, democrático, plural e inovador em seus trabalhos artísticos. O potencial realizador da mulher em um campo de reverberação de nossas reflexões sobre arte e realidade”, revela Eveline Costa, dramaturga, cineasta, integra a direção geral e curadoria do Festival Multicidade.
Nesta edição, o Festival abre as portas de importantes centros culturais do Rio de Janeiro, ampliando espaços para as produções artísticas femininas. Diferente da primeira edição, em 2015, quando o festival aconteceu em um único local. Este ano, dez espaços culturais recebem as artistas. Onde as práticas artísticas serão compartilhadas, trazendo as falas temáticas como importantes pilares de integração, acolhimento e fortalecimento da produção feminina. A abertura, no dia 9, será na área externa do MAM - Museu de Arte Moderna, com apresentação do espetáculo de teatro aéreo “Paper Dolls”, da Alemanha. E ao longo dos 5 dias de festival, as apresentações estão espalhadas pelos espaços do MAM; Teatro Ipanema; Casa de Cultura Laura Alvim; Casa França-Brasil; Sala Cecília Meirelles; Teatro Poeira; Espaço Sequência; Casa 7; Universidade Candido Mendes e Escola Nacional de Circo.
O MULTICIDADE está conectado ao The Magdalena Project, que é rede internacional de mulheres atuantes no cenário artístico contemporâneo, que têm como perfil a valorização do fazer artístico feminino e a contribuição para a criação e comunicação em rede, como forma de fortalecimento mútuo, num sistema primordialmente