Por conta de salários defasados e com a ameaça de desemprego de 1.800 profissionais da saúde , a Associação dos Servidores da Saúde de Niterói convocou os servidores (Programa Médico da Família, Saúde Mental, RPAs e DST Aids) para a manifestação nesta quarta-feira (30) , às 10h, em frente à prefeitura, para dar um basta nesta situação.
Segundo a entidade, os salários são aviltantes e a precarização do trabalho é cada vez maior. Para piorar, o descaso e a falta de respeito aumentam a cada dia. Na próxima quinta-feira (31), cerca de 1.800 profissionais da saúde terão seus contratos encerrados e poderão ficar desempregados.
A Secretaria Municipal de Saúde de Niterói esclareceu que, de acordo com determinação do Ministério Público, em 2019, houve a necessidade de alterar a forma de contratação dos profissionais do Programa Médico de Família. Segundo o órgão, o edital do concurso foi lançado em 2020, porém suspenso por conta da pandemia. Dando prosseguimento, a Prefeitura realizou no final de 2021 o concurso, com 898 profissionais aprovados. A secretaria disse que os contratos temporários, de acordo com a cláusula terceira do Termo de Ajuste de Conduta, assinado com o MP, só são permitidos até a finalização do concurso, o que ocorreu este mês de março, em que os profissionais aprovados já estão sendo contratados.