No primeiro jogo da final, o Fluminense venceu o Flamengo por 2 a 0, nesta quarta-feira (30), no Maracanã, e leva grande vantagem para a partida de volta. Apesar de ter vencido a Taça Guanabara, o Fluminense não tem a vantagem do gol fora, bastando marcar mais tentos no agregado das duas partidas para ser campeão. Do contrário, o Flamengo será tetracampeão carioca pela primeira vez, somando-se ao Botafogo (1932-1935) e o próprio Fluminense (1906-1909).
O jogo
A primeira boa chance foi do Flamengo. Após roubada de bola, Gabigol recebeu pela direita e tocou rasteiro para Vitinho, mas Manoel apareceu e fez um corte providencial. O Rubro-negro tinha mais posse de bola, porém não conseguia criar tantas oportunidades. Aos 32', em uma cobrança de escanteio, David Luiz cabeceou e Fábio fez grande defesa. Aos 45', o lance discutível da primeira etapa: Willian Bigode chutou para o gol, mas o bandeirinha havia marcado impedimento no lance anterior. A marcação foi contestada pelos tricolores.
No segundo tempo, o Fluminense começou trocando mais passes. Aos 12', Bruno Henrique lançou para Arrascaeta, que cruzou, a defesa tricolor cortou e a bola sobrou para Pedro chutar em cima de Fábio. No rebote, Gabigol tentou de novo e David Braz apareceu para bloquear outra vez. Já aos 20', Germán Cano viu Hugo adiantado e arriscou do meio-campo, mas o goleiro agarrou sem dificuldade.
Aos 30', Martinelli pisou na bola, Arão avançou e a bola sobrou para Gabigol tocar para Arrascaeta; ele chutou para defesa de Fábio. Só que aos 37', Léo Pereira falhou, Jhon Arias roubou a bola e passou para Germán Cano, que levou a melhor em cima de Filipe Luís e chutou no meio das pernas de Hugo. Dois minutos depois, Yago interceptou o passe, tocou para Calegari pela direita, que passou para Cano marcar o segundo gol.
FICHA TÉCNICA
Flamengo 0x2 Fluminense
Gols: Germán Cano 37'/2T (0-1) e 39'/2T (0-2)
Data e horário: 30 de março de 2022, às 21h40 (de Brasília)
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães
Assistentes: Luiz Cláudio Regazone e Thiago Rosa de Oliveira Esposito
VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga
Cartões amarelos: Marinho, Vitinho, João Gomes, Everton Ribeiro e David Luiz (FLA); Felipe Melo, Cris Silva, Ganso, Jhon Arias e Martinelli (FLU).
FLAMENGO
Hugo; Matheuzinho (Lázaro), Fabrício Bruno (Léo Pereira), David Luiz e Filipe Luís; Arão, João Gomes, Everton Ribeiro (Arrascaeta) e Vitinho (Bruno Henrique); Marinho (Pedro) e Gabigol. Técnico: Paulo Sousa.
FLUMINENSE
Fábio; Manoel, Felipe Melo (Luccas Claro) e David Braz; Calegari (Nonato), André, Yago Felipe, Cris Silva e Ganso (Martinelli); Willian Bigode (Jhon Arias) e Germán Cano. Técnico: Abel Braga.