No Brasil, as vendas de produtos para cuidados com a pele tiveram crescimento de 51% entre 2015 e 2020, com total de vendas de R$ 15,28 bi, segundo a Euromonitor - empresa inglesa de pesquisa estratégica de mercado. A previsão para o setor é de um crescimento de 16,2% nos próximos cinco anos. Atualmente, o Brasil ocupa a 8a posição no ranking global de consumo de produtos para a pele, com vendas de US$ 2,96 bi.
A tendência global continua em alta e já tem exemplos por aqui, como a marca carioca de cosméticos veganos Benten Bem-Estar, que já virou hit entre influenciadoras e tem tido uma resposta muito positiva do público, com vendas online acima do esperado para uma marca recém-lançada.
A Benten foi criada em 2021 por Lorena von Hroch e Gustavo Bayma - diretor executivo do Grupo Zarco, representante desde 2014 de marcas internacionais de produtos sustentáveis. Pensada durante a pandemia, a marca atende uma forte demanda por autocuidado e cosméticos naturais de alta qualidade. No princípio, a dupla investiu em pesquisa e contratou especialistas, dedicando uma longa fase de testes para a verificação do resultado dos cosméticos.
A Benten aposta inicialmente nas vendas online, seguindo o fluxo do crescimento mundial dessa forma de comércio. De acordo com relatório da plataforma Edge by Ascential, até 2026, as vendas on-line de produtos de cuidados da pele e de beleza terão um ritmo de crescimento mais de três vezes superior ao das vendas realizadas pelas lojas físicas.
Segundo dados da ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), a área de cuidados com a pele teve alta de 21,9% em vendas, entre 2019 e 2020.
Emprego para 500 mil pessoas
O Estado do Rio de Janeiro, onde a Benten fica situada, é o segundo que mais consome produtos de beleza e o terceiro com maior número de empresas de cosméticos registradas no país, segundo o governo do estado. A indústria da beleza do Rio emprega mais de 500 mil pessoas e é responsável por 20% do faturamento das empresas no Brasil.
A Benten se apresenta ao mercado neste momento econômico de retomada com uma linha inicial de cosméticos e uma linha de homewear produzida com tecido carbono zero. A marca aposta em ingredientes naturais como água de arroz, carvão ativado e óleo de licuri - extraído da amêndoa da palmeira licuri, espécie nativa da Caatinga. Até as sacolinhas da embalagem são recicláveis e as etiquetas feitas de papel semente. A aposta é na beleza saudável e sustentável, em sintonia com o desejo coletivo de um planeta melhor para todos.
Lorena von Hroch está à frente do lado conceitual da marca. Ela é formada em Relações Públicas, tem pós-graduação em Gestão de Negócios pelo IBMEC e 10 anos de experiência na área comercial. Em 2019, passou a integrar o time da Zarco, assumindo a área de representação comercial, além de se especializar em Marketing Digital e investir na formação em Copywriter, pela Sociedade Brasileira de Copy.