Buscando uma solução para tentar sair da forte crise que atingiu a cidade e, principalmente, a Prefeitura do Rio, o prefeito Marcelo Crivella se reuniu com o presidente da Caixa Econômica Federal, Nelson de Souza, nesta quinta-feira (8) no Palácio da Cidade, em Botafogo, na Zona Sul. O objetivo da conversa foi a assinatura de um contrato com o banco para a liberação de R$ 54,4 milhões para modernização do sistema de arrecadação e controle da Secretaria municipal de Fazenda.
O financiamento da Caixa, que tem contrapartida de 10% do município, vai possibilitar a criação de dois sistemas de controle fazendários: o de Gestão Integrada de Tributação e o Malha Fiscal. Ambos vão permitir uma visão unificada do cadastro dos contribuintes, além de intensificar o combate à sonegação fiscal por meio do cruzamento de dados e utilização de métodos de inteligência fiscal.
Os recursos são originários do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e serão obtidos via Caixa, que os repassa por intermédio do Programa Nacional de Apoio à Modernização Administrativa e Fiscal dos Municípios Brasileiros (PNAFM). A primeira amortização do empréstimo deverá ocorrer só daqui a seis anos, em 15 de junho de 2024, e a última, até 15 de dezembro de 2041.