O Hemorio, órgão vinculado à Secretaria Estadual de Saúde (SES), entrou em estágio crítico devido ao baixo estoque de sangue. Segundo o órgão, as doações caíram de forma significativa nos primeiros dias do mês. A média de comparecimento nos primeiros 8 dias de novembro foi de 174 bolsas de sangue coletadas por dia, sendo que o ideal é que sejam coletadas entre 250 a 300 bolsas. Com a proximidade dos feriados da Proclamação da República, no dia 15, e de Zumbi dos Palmares, no dia 20, o receio é que falte sangue para as 180 unidades de saúde em todo o estado, incluindo todas as grandes emergências da capital e região metropolitana, além das maternidades do sistema público ou conveniadas ao SUS.
A pessoa que quiser ser doadora necessita ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg e não estar com qualquer problema de saúde. Jovens entre 16 e 17 anos podem doar, porém deverão apresentar uma autorização dos pais.
Não é necessário que o doador esteja em jejum, apenas que evite alimentos gordurosos, quatro horas da doação, e não consuma bebidas alcoólicas 12 horas antes.
O candidato que tiver realizado algum procedimento cirúrgico recentemente, se vacinado contra a febre amarela, até quatro semanas antes, ou que tenha feito uma tatuagem nos 12 meses anteriores também estão impedidos de doar sangue.
O Hemorio funciona todos os dias, das 7h às 18h, incluindo sábados, domingos e feriados, na Rua Frei Caneca, n° 8, no Centro do Rio. Mais dúvidas podem ser esclarecidas no www.hemorio.rj.gov.br, pelo Disque Sangue (0800 282 0708) e por e-mail ([email protected]).