TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Deo Garcez faz leitura dramatizada sobre Joãosinho Trinta no Teatro Prudential

Na primeira noite da Sapucaí, ator vai desfilar pelo Salgueiro, onde o carnavalesco iniciou sua carreira

Por Portal Eu, Rio! em 10/04/2022 às 12:40:41

No elenco de reprise da TV Globo, Garcez interpreta Luiz Gama no teatro há sete anos. Foto: Cristina Granato/Divulgação

O ator Deo Garcez, premiado recentemente com o Prêmio Ubuntu Cultural 2022, pela Promoção da Igualdade Racial e com a moção honrosa Ouro Preto pela OAB de São Gonçalo, ambas do Rio de Janeiro, fará leitura dramatizada sobre a vida do carnavalesco Joãosinho Trinta.

O texto da peça “Joãosinho Trinta – O Musical” será lido amanhã (11), às 19h, com entrada franca, no Teatro Prudential no Rio, autoria de José Ribamar Araujo e direção de Ricardo Torres.

“Uma honra e alegria interpretar o genial Joãosinho Trinta nessa leitura, pois ele foi um grande artista, campeão e visionário, que revolucionou o carnaval carioca com muita irreverência, não somente a nível estético, mas também na abordagem dos temas de seus enredos. Joãosinho, meu conterrâneo de São Luís - MA, denunciou as desigualdades sociais, contestou a política, introduziu o nu na Sapucaí, levou para a avenida a necessária reflexão sobre a intolerância religiosa. Ou seja, foi um artista antenado com o seu tempo e sua época”, disse Deo.

Além disso, o ator aceitou o convite do Salgueiro, onde o carnavalesco estreou em 1975, com o enredo "Nas minas do Réu Salomão", para desfilar na sexta-feira (22), na primeira noite do Grupo Especial na Sapucaí. O enredo é “Resistência” e vai apresentar locais de preservação da memória e cultura negra no Rio.

Atualmente no ar, no papel de Manuel na reprise de "O cravo e a rosa" (2000), Deo Garcez teve reconhecimento de público e critica por seu trabalho como Luiz Gama (1830-1882), na peça "Uma Voz pela Liberdade". Em cartaz desde 2015, a encenação, também dirigida por Ricardo Torres e transformada em espetáculo virtual durante a pandemia de covid-19, conta a história do advogado baiano que era abolicionista e ajudou a libertar centenas de ex-escravizados. O texto voltará aos palcos em maio, no Museu da História e Cultura Afro-Brasileira (Muhcab), para o qual busca patrocínio, e tem temporada agendada no Centro Cultural da Justiça Federal (CCJF) em novembro, Mês da Consciência Negra.

Serviço

Leitura dramatizada de "Joãosinho Trinta - O Musical"

Local: Teatro Prudential (Rua do Russel, 804 - Glória)

Data: segunda-feira, 11/4

Horário: 19h

Entrada: gratuita

Fonte: Giro das Estrelas

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.