O Botafogo venceu por 3x1 o Ceará neste domingo, no estádio Castelão, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. Victor Sá e Erison (2) marcaram para o Alvinegro e Lima descontou para o Vozão. O autor o gol da equipe cerarense foi expulso no final do jogo logo após tentar enforcar Kayque. Com o resultado, o Glorioso passou a ocupar a décima colocação, enquanto o Ceará vem logo atrás, em 12°.
O próximo jogo do Alvinegro no Campeonato Brasileiro acontece próximo domingo (24), contra o Atlético Goianiense, fora de casa. Antes, também fora de casa, o clube carioca vai a campo enfrentar o Ceilândia pela Copa do Brasil, na quarta-feira. Um título na competição cairia como uma luva no projeto do novo dono do Botafogo, John Textor, já que ele é de médio e longo prazo, não para conquistas imediatas.
O jogo
O confronto entre os dois times disputado do início ao fim. Logo aos 2 minutos, Lima fez de cabeça após cruzamento de Bruno Pacheco. O gol, porém, foi anulado pois segundos antes da assistência, a bola havia passado a linha do campo. No decorrer do jogo, a estrela de El Toro começou a brilhar. Patrick de Paula deu um chutão para Erison. O El Toro deu um chapéu no marcador, depois tocou na medida para Victor Sá, que chutou colocado e abriu o placar. Bruno Pacheco até tentou, mas a bola bateu na perna dele, nas costas e entrou.
O gol deu um gás à equipe nordestina, que tentou duas vezes em bolas paradas, com Messias e Zé Roberto. As faltas, inclusive, foram os grandes pontos de tensão para a equipe carioca. Ainda deu tempo de Lima empatar aos 42 num belo chute de primeira. Era a chance de reviravolta do Vozão.
Mas isso não aconteceu. No segundo tempo, Patrick de Paula resolveu dar as caras. Primeiro, num chute de fora que bateu na trave e sobrou para Erison colocar nas redes. Ele estava impedido, e com isso teve o gol anulado. Os passes em profundidade do volante fizeram a diferença. Conseguiu dar ritmo melhor no jogo. Erison ampliou num cabeceio certeiro em cobrança de falta na medida de Daniel Borges.
Ainda deu tempo de Romildo rabiscar Luiz Otávio e sofrer pênalti. El Toro foi lá, bateu e fechou o placar. O jogo nos minutos finais deu uma mornada, a não ser pela expulsão de Lima. O meia tentou enforcar Kayque e saiu reclamando com o juiz depois de tomar o vermelho direto.
FICHA TÉCNICA
CEARÁ 1 X 3 BOTAFOGO
Local: Estádio Castelão (CE)
Gols: Victor Sá (BOT 17/1T), Lima (CEA 42/1T) e Erison (BOT 12/2T e 34/2T)
Cartões amarelos: Chay (BOT 00/2T), Diego Loureiro (BOT 24/2T), Bruno Pacheco (CEA 30/2T), Saravia (BOT 48/2T) e Kayque (BOT 48/2T)
Cartão vermelho: Lima (CEA 48/2T)
Árbitro: Raphael Claus (Fifa)
Auxiliares: Danilo Ricardo Simon Manis (Fifa) e Neuza Ines Back (Fifa)
VAR: Rodrigo Alonso Ferreira
Ceará: João Ricardo; Nino Paraíba, Messias, Luiz Otávio e Bruno Pacheco (Kelvyn 38/2T); Richardson (Geovane 24/1T), Lindoso (Erick 24/2T) e Richard Coelho (Léo Rafael 38/2T); Lima, Mendoza e Zé Roberto (Cléber 24/2T).
Botafogo: Diego Loureiro; Saravia, Philipe Sampaio, Kanu e Daniel Borges; Oyama (Barreto 30/2T), Patrick de Paula (Kayque 30/2T) e Chay (Romildo 11/2T); Diego Gonçalves (Vinícius Lopes 11/2T), Victor Sá e Erison (Lucas Piazon 41/2T).