TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Saúde prorroga inscrições para cursos que qualificarão 1 mil profissionais do SUS

Metade das vagas é de livre concorrência, metade para Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador

Por Portal Eu, Rio! em 19/04/2022 às 06:45:35

Centros de Referência em Saúde do Trabalhador, como esse do Piauí, integram a estrutura da Renast, rede dedicada à atenção integral à saúde laboral. Fotos: SES PI

O Ministério da Saúde prorrogou as inscrições de dois processos seletivos que vão qualificar profissionais de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS). As inscrições, que encerrariam na última quarta-feira (13), seguem até o dia 29 de abril. A seleção é para o Curso de Análise da Situação de Saúde do Trabalhador Aplicada aos Serviços de Saúde (ASST) e Curso de Integração das Ações de Saúde do Trabalhador na Atenção Primária.

São ofertadas 1 mil vagas para esta primeira edição do curso. Do total, 400 serão destinadas aos profissionais que atuam na Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renast), 100 destinadas ao Controle Social e mais 500 vagas para livre concorrência de profissionais que atuam nos serviços de saúde do SUS. Além disso, a seleção conta com 200 vagas para cadastro reserva, que serão chamadas diante da desistência de candidatos.

A seleção é feita pelo Departamento de Saúde Ambiental, do Trabalhador e Vigilância das Emergências em Saúde Pública (DSASTE) do Ministério da Saúde. As inscrições para a seleção do curso de Integração das Ações de Saúde do Trabalhador na Atenção Primária à Saúde, vão até o dia 28/04. Já para a seleção do curso ASST, vão até o dia 29/04. As vagas são para profissionais de saúde de todo o Brasil.

A Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador, Renast, foi criada em 2002, por meio da Portaria no 1.679/GM, com objetivo de disseminar ações de saúde do trabalhador, articuladas às demais redes do Sistema Único de Saúde, SUS. Com a definição da Política Nacional de Saúde do Trabalhador em 2005 (Brasil, 2005), a Renast passou a ser a principal estratégia da organização da ST no SUS, sob a responsabilidade da então Área Técnica de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde, hoje Coordenação Geral da Saúde do Trabalhador, CGSAT.

A Renast compreende uma rede nacional de informações e práticas de saúde, organizada com o propósito de implementar ações assistenciais, de vigilância, prevenção, e de promoção da saúde, na perspectiva da ST. Em sua atual formatação institucional, prevista na Portaria no 2.728 de 11 de novembro de 2009, a Renast deve integrar a rede de serviços do SUS por meio de Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST). Além disso, elabora protocolos, linhas de cuidado, e instrumentos que favorecem a integralidade das ações, envolvendo a atenção básica, de média e alta complexidade, serviços e municípios sentinela.

Essa Portaria também estabelece que a Renast seja implementada de forma articulada entre o Ministério da Saúde (MS), as Secretarias de Saúde dos estados, o Distrito Federal, e os municípios, com o envolvimento de outros setores também participantes da execução dessas ações. Definida dessa forma, a Renast se constitui em uma complexa rede que se concretiza com ações transversais, que incluem a produção e gestão do conhecimento, e todos os níveis e ações definidas. Grandes esforços e avanços têm sido feitos para a institucionalização da rede, e para a formalização de mecanismos de funcionamento, bem como a relação entre seus componentes.

Informações sobre a Renast:

https://renastonline.ensp.fiocruz.br/temas/rede-nacional-atencao-integral-saude-trabalhador-renast


Fonte: Conselho Nacional de Secretarias Estaduais de Saúde

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.