A Mocidade Independente de Padre Miguel levou o toque do agueré e a batida dos terreiros para a Avenida na saudação a Oxóssi, seu padroeiro e homenageado deste carnaval, visando uma festa na Sapucaí. E conseguiu.
A escola contou as histórias de formação e os mitos que envolvem Oxóssi.
O enredo começou pelo Reino de Ketu, local em que ele foi cultuado inicialmente, até chegar ao Brasil com o Sincretimos, mostrando toda a história de ligação desta divindade com a Mocidade.
Os integrantes da bateria da escola resolveram raspar seus cabelos. A rainha de bateria Giovanna Angélica não ficou atrás e também teve seus fios raspados. Dentro de religiões de matriz africanas raspar os cabelos é entendido como um ato de respeito ao orixá.
A comissão de frente esbanjou tecnologia. Um drone representando a flecha certeira de Oxóssi acertou a ave feia que estava no alto do carro e caiu em bela performance.
O samba foi um dos mais cantados na Sapucaí antes mesmo do início do desfile no relógio, empolgando as arquibancadas do início ao fim.
O surfista Pedro Scooby, recém-saído do "BBB", e sua noiva Cíntia Dicker foram bastante tietados na Avenida. O casal atendia a todos com muita simpatia.
Carlinhos Brown, um dos compositores do samba da Mocidade deste ano, e Dudu Nobre, também entraram na avenida com a escola, contagiando os componentes.
A baixa ficou por conta do carro abre-alas que parou e causou um enorme buraco na avenida. Houve correria e os integrantes precisaram desmontá-lo para levá-lo de volta à avenida. O problema pode causar enorme prejuízo à escola. Alegoria, harmonia e evolução são quesitos que podem perder pontos.